domingo, 19 de novembro de 2023

Velhos são os trapos!

Velhos são os trapos, já dizia a minha avó,
mas a vida é dura e faz de nós uns farrapos.
Passam anos, morrem os amigos, sinto-me só.
Que mundo feio, à minha volta só vejo sapos

Um dia destes, deixei a porta da cave aberta. Normalmente, fica aberta todo o dia, mas, à tardinda, quando dou a última volta pelo quintal fecho-a para evitar que os gatos da vizinhança vão para lá dormir. No dia seguinte,  ao entrar lá, dei com um grande sapo e inspeccionando melhor a área, descobri mais dois ou três escondidos atrás da máquina de lavar.

Corri com eles dali para fora e nunca mais os vi, até hoje. Dizem que o sapo é amigo do hortelão, come os bichinhos que estragam a horta. Quando cavava a horta, à moda antiga, costumava dar com sapos a cada passo. Bem escondidos atrás ou debaixo de qualquer coisa que lhes servisse de abrigo. Agora não me dou a esse trabalho, enchi o quintal de árvores, cuja sombra não deixa crescer as ervas. Uso um sacho para rapar as poucas que ficam e espeto uma couve aqui outra ali, só para trazer as galinhas bem disposta para me presentearam com uns ovinhos.

Guardo um cantinho, com cerca de 20 metros quadrados para semear umas favas que fazem uma sopa que é um regalo, muito melhor que o feijão ou o grão. O resto fica por conta do meu cão que pisa tudo e larga excrementos por todo o lado. Não sei se foi por isso que os sapos se puseram a andar, ou se não vão com a minha cara.

Por isso, considerem que o último verso da minha quadra é mais pela rima que por ser verdade tal afirmação.

Bom domingo !!!

3 comentários:

  1. Menos mal que é só sapos. Já são várias vezes que red-bellied snakes me fizeram visitas.

    ResponderEliminar
  2. Ola ... Tinha-mos um "borrego" em 1* ministro , façam atençao para nao termos um " carneiro" a seguir !

    ResponderEliminar