sexta-feira, 3 de novembro de 2023

Controlo - OK/KO!

 

Hoje, foi dia de visitar o «mata-sãos» (nome dado ao médico no velho far west americano. Estou mortinho que o SNS autorize  as farmácias a receber directamente o receituário dos doentes crónicos, evitava que eu tivesse que me deslocar ao Centro de Saúde só para ir buscar uma receita que é sempre igual, há bastantes anos. E daria a minha vez a outro doente que precisasse, de verdade, de ir ao médico e descobrir quais são os seus males, pois os meus já os conheço de ginjeira.

Lá entreguei os exames que me tinha mandado fazer - outra coisa que podia ser feito electronicamente pelo laboratório e evitava-se o sacrifício de mais umas quantas árvores que são abatidas para fabricar o papel em que insistem em imprimir os resultados. Podiam, via SNS, registá-los directamente na ficha de cada doente, ou se preferissem enviá-los ao médico por mail.

Para o que interessa, tudo estava OK, menos a pressão arterial que, quando chegou a hora de ser medida, estava KO. Admito que seja pelo esforço mental que faço para me controlar, pois apetecia-me mandá-los a todos abaixo de Braga, desde o segurança que abre a porta (como se estivesse ali a fazer-nos um grande favor), a secretária que se esquece de dizer por favor e obrigada por lhe garantirmos um salário, quiçá melhor que o de muitos utentes, no fim do mês, o enfermeiro que é um chato e brinca com o meu tempo, fazendo-me esperar meia hora, enquanto está sentado à secretária a olhar para o monitor (talvez a mirar as mamocas de alguma garina) sem fazer nada que se veja e acabando na médica que podia ser mais prática, estender-me as receitas que sabe ser a única coisa que quero dela e mandar-me à vida.

Não admira a minha pressão estar alta, até hoje nunca tinha escrito um período tão longo como aquele que acabaste de ler, no parágrafo acima. Outra coisa com que me revoltei foi a obrigação de pôr uma vírgula antes e depois dos advérbios de modo - aqueles que terminam em "ente"  e desisti de o fazer. Há dias assim!

Para piorar as coisas, ao chegar a casa, fui buscar o aparelhinho medidor e descobri que a farmácia mo vendeu sem carregador e as pilhas, saberá Deus porquê, estão descarregadas. Com tão pouco uso que lhe dei, lembro-me de o ter usado duas ou três vezes, é esquisito as pilhas (4 de 1,5 V) se tenham descarregado. E são pilhas Duracell que dizem ser um espectáculo!

Uma coisa, pelo menos, correu-me bem, ao chegar ao parque de estacionamento ia a sair um cliente e fiquei-lhe com o lugar. O meu azar é morar ao pé da estação do Metro, pois o pessoal que vai para o Porto trabalhar deixa aqui os carros e não se encontra um lugar vago da 08.00 às 18.00 horas. Sou o dono do carro, mas não me posso servir dele, pois mal lhe toco vem logo alguém roubar-me o lugar.

Assim, não há coração que aguente !!!

4 comentários:

  1. Com tanto queixume e lamentações até parece que usa o blog como quem usa o tal Muro. Bem, sugiro que faça como eu, peça à sua médica de família que lhe envie as receitas da medicação usual para o seu smartphone e pronto. O meu que é um stupidphone lá me vai resolvendo essa e outras deslocações ao CS.
    Já foi vacinado contra a Covid e a gripe? Aproveitava agora e tinha evitado mais uma deslocação a esse local que ainda o vai matar do coração. Lagarto, lagarto, lagarto...
    Bom fim-de-semana!

    ResponderEliminar
  2. Bom, talvez o amigo sofra de TBB tensão da bata branca. Há gente que só tem sempre a tensão arterial alta quando vai ao hospital, ou ao centro médico. Eu também fui ontem. Com o monte de exames que fiz, e há uma série de coisas que não estão bem. tenho que fazer duas cirurgias e fui encaminhada para o hospital de Santa Marta por causa das pernas e pra o do Barreiro por causa da hérnia do hiato que deixou de ser mencionada em cms para ser considerada "demasiado volumosa" e é a causa das repetidas crises de refluxo.
    Abraço e saúde

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A minha pressão foi sempre muito regular, 135-75, a bata não me afecta.
      A hérnia do iato é a doença da minha querida, se descobrir a cura avise-me com a máxima urgência.

      Eliminar