Esta minha publicação vem na continuação do programa de Economia transmitido, ontem à noite, na SicNotícias. O Eng. Mira Amaral, um dos chulos deste país que tem uma reforma de 30 mil euros por mês por ter dirigido a CGD, durante uns curtos meses, aparecia no programa a tecer louvores à empresa australiana, cotada na Bolsa de Londres, que, segundo ele, é a empresa mais séria do mundo e com ela o negócio do lítio de Boticas será um sucesso. O camarada Valdemar Alves, lá da terra dos cangurus, dirá da sua justiça para que nós, desconhecedores da matéria, fiquemos mais descansados.
E mais, acrescentou ele, que Portugal não pode fugir do problema da revolução energética que se aproxima a passos de gigante e se deve dar por muito feliz por ter lítio que lhe permita participar num dos maiores negócios do futuro. A partir de 2035 só poderão ser vendidos carros eléctricos, na UE, e Portugal poderá fabricar 500 milhões de baterias para ajudar ao negócio.
Infelizmente, a energia eléctrica é como o dinheiro dos portugueses, é produzida e consumida de imediato, não dá para armazenar. Por isso e até que alguém descubra algo melhor, vamos entrar na «Era da Bateria», em que tudo, desde o meu Pace-Maker ao vosso automóvel, passando pelos telemóveis, computadores e aparelhos reprodutores de música, será alimentado por pilhas (de lítio).
Por isso, não adianta nada o povo andar na rua a protestar contra as minas, talvez seja mais aconselhável dar uma medalha de mérito ao Galamba por nos ter metido neste negócio!
Li, reli, aprendi, mas mais do que isto não sei nem posso dizer... :(
ResponderEliminarBoa noite!
A maioria das minas de lítio ficam no Estado de WA e muito longe daqui. Sei apenas que estão localizadas onde os indígenas/donos das terras requerem pouco + de umas grades de cerveja... Porém as noticias que chegam da América do Sul são assustadoras: a mineração do lítio já deixou uma marca significativa no solo, na água e no ar com graves consequências para as populações. Num país com as dimensões do nosso país qualquer mina a céu aberto acabará sempre num desastre. Como curiosidade a Savannah Resources dona da maior parte 'do lithium raw materials' dentro da EU tem o preço das acções em 2.33
ResponderEliminarGBp o qual aumentará caso os transmontanos se deixem embalar.
GBp... Digo eu!
Entao filho da Escola, nao vens falar acerca de Staline Silva ?
ResponderEliminarSe a minha memoria e boa, creio que o vi algumas vezes no Cais do Sodre !
Esse FDP agora mama no maduro!