sábado, 7 de outubro de 2023

Maçã Fugi!

Elas também possuem um prazo de validade longo comparado a outras maçãs, mesmo sem refrigeração. Com refrigeração, maçãs Fuji podem se manter frescas a até um ano. No Japão, maçãs Fuji continuam sendo best-seller insuperável. Consumidores japoneses preferem tanto a textura crocante e a doçura das maçãs Fuji (que é algo reminiscente da cobiçada pêra-nashi) que causam quase a exclusão de outras variedades, e as importações japonesas de maçã permanecem baixas. Aomori é, talvez, a região mais conhecida de cultivo de maçã do Japão. Das cerca de 900 mil toneladas de maçãs produzidas anualmente no Japão, 500 mil toneladas são de Aomori.

Tenho uma macieira no meio da minha horta que comprei como sendo da variedade «Red Delicious», mas saiu-me outra coisa qualquer que não sei identificar.

Plantada há dois anos a macieira abriu flor na Primavera e tem 5 ou 6 maçãs pequeninas que não crescem, não amadurecem e também não caem nem tem sinal de bicho.

Fui à internet ver se descobria, através de fotos ou descrições dos sabedores, qual a variedade desta maçã. Podem ver acima um curto extracto da Wikipédia que copiei, mas não me ajudou muito. Trouxe também a foto que fala em maçãs com 7,5 centímetros de diâmetro - as minhas têm metade disso - e se vendem a 0,22 € o Kilo na Casa das Frutas. Por aqui, nos Pingos Doces e outros que tais custam entre 2,50 e 3,00€. Estou a chegar à conclusão que vivo no sítio errado!

Já estamos em Outubro, muito tarde para maçãs normais, e por essa razão alguém me disse que devem ser Porta da Loja. Esta qualidade de maçãs é a mais tardeira de todas e tem cerca de metade do diâmetro da Fugi. Até pode ser, mas não me parece, pois lembro-me dessas maçãs que eram uma das prendas de Natal que a minha mãe punha no nosso sapatinho e têm uma coloração diferente destas.

Um dia destes vou colhê-las e guardá-las para ver o que acontece!



1 comentário:

  1. Para o meu batido de frutas matinal, só quero a maçã de Alcobaça.
    Um dia enganei-me e comprei dessa Fuji. Não é a mesma coisa! Não gostei. A Red Delicious, é mesmo deliciosa, também substitui a Gala...

    Já foi comparar os 'meus países' com os seus?

    ResponderEliminar