É sabido que o futebol é um grande negócio que movimenta milhões de euros. Não pode, por isso, estar desligado das TV's, ou melhor dizendo, as TV's não podem viver sem ele. Ele gera receitas e tem muito a ver com as audiências, ou seja, cuidado com o bicho!
A saída do Aníbal Pinto da equipa de comentadores desportivos da CMTV deu azo a uma enormidade de comentários nas redes sociais. Ninguém pode com ele, com aquele modo de falar, à moda de Campanhã, e as suas atitudes de provocação a todos que não são do FCP. Eu também não, boa viagem, já vais tarde!
Isso levou-me a vir aqui deixar duas ou três considerações sobre o assunto. As TV's acharam por bem contratar um comentador simpatizante de cada um dos 3 grandes clubes, Benfica, Sporting e Porto. Em princípio isso não deveria ser problema, mas se faltar a boa educação a qualquer deles, temos o caldo entornado.
Na Sic Notícias estão os velhinhos Ribeiro Cristóvão, David Borges e Joaquim Rita. Desses não se pode esperar mau comportamento, são gente de educação à moda antiga. O David Borges, de vez em quando, estica-se um pouco, mas nunca cai na ordinarice.
Na RTP 3 são todos muito snobs e querem ser vistos como gente de outro nível e, na minha opinião, só o portista destoa do conjunto, sofre do mesmo mal do Sérgio Conceição, tem que ganhar sempre e quando não ganha a culpa é "sempre" dos adversários ou, em última análise, da equipa de arbitragem.
Na CNN/TVI é uma equipa de jovens doutorados que primam por estar sempre em desacordo. Neste caso não é é conhecida a sua inclinação clubística e se a têm disfarçam muito bem. São dois rapazes e duas raparigas, O Bruno e o Diogo, a Sofia e a Mariana. O Bruno é brasileira e vive o futebol à moda do Brasil, sempre que os atletas são originários do seu país ele sente-se com a corda toda para falar do que eles valem, do que fazem e do que deixam de fazer. A Sofia é a menina sabe-tudo que veio do Canal 11 por desavenças com o Pedro Sousa e para mim a melhor comentadora de futebol, em representação do belo sexo. A Mariana é raro aparecer e muito comedida nas suas palavras, mas percebe-se que ela sabe do que está a falar. Já o Diogo - que não me caiu no goto - tem a mania de discordar de tudo o que dizem os seus colegas. O Bruno prefere calar-se para não lhe dar corda, mas a Sofia não se fica e defende as suas teorias até ao último alento.
A CMTV tem uma equipa enorme, 4 comentadores de cada vez que se vão revezando ao longo da semana. Os moderadores são três, Duas Marianas, a Águas e a Belo, e o Paulo catarro. Como as sessões são mais agitadas que a guerra na Ucrânia, eles lá vão desempenhando o seu papel o melhor que podem, embora o resultado final seja uma tristeza. Há ainda uma terceira moderadora que aparece menos vezes e é de que gosto mais, mas não lhe sei o nome. Quanto aos comentadores, nem sei por onde começar, o Amaral (portista) e o Calado (benfiquista) são os mais embirrentos, por vezes parecem querer chegar a vias de facto. Os afectos ao Porto são os piores, com o Aníbal Pinto e o Rodolfo Reis na frente, na retaguarda o Amaral e o Queirós. Os sportinguistas são uma mistura de cromos que tenho alguma dificuldade em catalogar. Do lado do Benfica é o Calado, antigo jogador, e de vez em quando um ou outro cromo, como o badocha do Guerra, que pouco acrescentam ao programa. Há um dia da semana em que aparece o António Figueiredo que sabe dizer duas coisas e vale a pena ouvir.
Muito mais haveria a dizer, mas é assunto de pouco interesse para a maior parte das pessoas, pelo que me abstenho de continuar. A noite já vai alta e mais me vale desligar a maquineta e mergulhar no vale de lençóis. Só me faltou acrescentar que o substituto do Aníbal Pinto é o Manel Serrão, conhecido empresário do Porto, que em tempos foi comentador da TVI e fala alto que se farta!