A alface é tão comum nas saladas que se comem em Portugal que até o seu nome, em algumas zonas, é substituído por "salada". Vai à praça e traz-me dois pés de salada, é o que ouço às vezes.
Não se admirem desta minha conversa, não perdi o juízo. O que se passa é que tive hoje uma consulta médica na especialidade "dor" e fui aconselhado a comer saladas para tentar reduzir o peso que não consigo trazer para baixo dos 100 kilos. As dores nos pés são insuportáveis e não me permitem caminhar e a receita que trouxe da médica foi uma cura de emagrecimento.
Além das alfaces e tomates da praxe, há três coisas que gosto nas saladas, rúcula, endívias e chicória vermelha. E muita cebola, claro.
Como tenho alguns metros quadrados de terreno a que dou pouco uso, pensei que seria boa ideia cultivar eu próprio estes legumes. Não me parece que seja nada muito complicado e portanto só tenho que descobrir onde comprar a semente, ou as próprias plantas para replantar.
Em Itália é muito comum ver estes legumes nas saladas que os restaurantes servem, mas o mesmo não acontece aqui, em Portugal. Porque será? Talvez seja difícil cultivá-las ou então é o paladar dos portugueses que não as aprecia. Azedas são com certeza, mas eu gosto.
Para quem gosta de sarrabulho, de cabrito e leitão, de rojões e tripas, de feijoada e de um belo pernil, ou até de uma posta de bacalhau com grão, não esquecendo o cozido à portuguesa e outros petiscos que poderia continuar a enumerar até perder o fôlego, vai ser uma mudança radical. Mas a doutora disse-me que só me conseguirá tirar as dores depois de me tirar 20 kilos.
Isto é que está aqui uma açorda!!!
Alface e ovo cozido. Comida de modelos famosos. Enche, e emagrece.
ResponderEliminarAbraço
No verão podes vir até ao meu canteiro à beira-rio e trás um cesto. -Quero lá saber, ir tão longe por causa duns vegetais que custam, na altura tuta e e meia, dizes tu. Pois é, quanto isso até tens razão, Mas umas sardinhas e uma pinga à mistura até ia, não ia? Vamos lá, na hora certa, prego ao fundo. Boas...
ResponderEliminarVida sedentária é o que é... falta-nos ir a uma formatura e ir limpar a parada.
ResponderEliminarbom dia amigo
ResponderEliminarem primeiro está a saúde e depois é tudo uma questão de habito, vai ver
JAFR
Dá descanso ao branco e o tinto,
ResponderEliminarà carme e também ao bom peixe
já és um candidato a vegetariano
mais magro o esqueleto elegante
de tudo disso não me estou rindo
por bem valer a pena que se deixe
porque, a saúde estou pensando
está em primeiro lugar "Tintinaine"!
Tenho rúcula e alfaces quase todo o ano, mesmo agora tenho uma dúzia da alface roxa e outra dúzia de branca, tirei-lhe os garrafões de cima a semana passada e foi assim que as salvei da
ResponderEliminargeada, para emagrecer comecei a reduzir as gorduras, comer pouco e mais vezes ao dia e à noite só meia concha de sopa, num almoço de família ganho mais um Kg, mas vai abaixo logo de seguida, a minha pneumologista não quer que ultrapasse os 75 Kg que correspondem à idade e tu vem até aos 74 e verás que voltas a ser atleta.
Não comer daquilo que gostamos é duro, mas a saúde em primeiro lugar. Tenta beber muita água e comer fruta, sobretudo antes das refeições e verás que resistes melhor a um bom cozido à portuguesa.
ResponderEliminarE os tomates? Ninguém fala nos tomates? É que salada sem tomates e cebola não presta! E juntar-lhe um pouco de pimentos também ajuda!
ResponderEliminar