terça-feira, 23 de janeiro de 2018

Lua deitada !

... marinheiro em pé!
O ditado é popular, mas é mais importante para os marinheiros que para os outros que nada têm a ver com o mar. Vinha andando, a caminho de casa, e vi a lua ao fundo da minha rua, na forma que a imagem nos mostra. E lembrei-me desse ditado que é velho.
Hoje é o sétimo dia do Quarto Crescente, outros sete dias e será Lua Cheia. Na escola ensinam aos miúdos que esta se chama "lua mentirosa", porque o "C" de crescente está virado ao contrário e mais parece um "D". A mim ensinaram-me de modo diverso. Para saber distinguir as fases da lua pela sua forma, diz-se assim:
- Quarto Crescente, pontas para nascente.
- Quarto Minguante, pontas para diante.
Não é que isto seja muito elucidativo, mas sabendo que uma tem as pontas viradas para o nascente, já se sabe que a outra está ao contrário.
Quanto ao "marinheiro em pé" a história é outra e nem todos a conhecem. Lua deitada é sinal de tempestade e nessa situação o marinheiro (ou pescador) tem que manter-se vigilante, nada de se deitar a dormir e correr o risco de se afundar. Pelo menos assim afirmavam os meteorologistas à moda antiga, aqueles que se guiavam pelos astros, antes da invenção dos satélites.

4 comentários:

  1. Essa lua deitada já a vi,
    não vi o marinheiro de pé
    também a tua escrita já li
    até amanhã, não faças banzé!

    ResponderEliminar
  2. O assunto não é do que me inspira mais mas como ela faz do planeta azul-mãe até deveria passar-lhe cartão olhando que, tem a haver com 'milhentas' coisas que algumas até sei. As mares são de influência total lunar na terra. A incidência na proliferação da flora; o estudo prioritário da pesquisa da mini-revista Borda d'água; a influencia cíclica na ovulação da mulher (por isso a dica: andas com a lua); ainda o que em tema de cancioneiro (não de Resende) o povo expressa o amor dizendo, entre muitas: "Pr'a apanhar o trevo à noite ao luar; pr'a apanhar o trevo vamos..., vamos..., a dançar. Quando o trevo tem 3 folhas dá fortuna e boa sorte" (aqui alguém complete verso); por fim: "adeus amor até à morte". Vamos, digam de sua graça... Cheers!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Porra SR. Barata dou erros que até farta! Esta geringonça não nos deixa corrigir e como o teclado inglês não tem acentos, recorremos a alternativas como o jogo de teclas! Confuso e com o dispêndio de mais tempo! Olhem; pelo que está mal peçam-me desculpa. Adeusinho!

      Eliminar
  3. Vivendo e aprendendo,(como já ouvi alguém dizer), agora raramente olho p´rá lua, porque não posso andar de noite, olho mais p´ró sol à espera que me aqueça o espírito e a alma!

    ResponderEliminar