terça-feira, 19 de dezembro de 2017

A semana 51 !


Hoje, segunda-feira, começou a semana 51. E que é que tem de especial a semana 51? É a penúltima semana do ano, aquela em que acontece o Natal. A mesma em que os portugueses se vêem obrigados a abrir os cordões à bolsa para fazer frente às despesas inerentes às festividades da época, em que se inclui a compra das "prendinhas" que a sociedade convencionou que se oferecessem a familiares e amigos. E ainda a mesma também em que os comerciantes esperam fazer o negócio que lhes endireite a escrita antes, do encerramento do ano.
A semana 51 é, portanto, uma semana importante na vida de todos nós. As prendas que vamos receber e aquelas que vamos oferecer, o dinheiro que vamos injectar na economia nacional, a dor de cabeça daqueles que o não têm e de como o terão que arranjar e por aí fora. Mais que importante a semana pode ser decisiva na vida de muita gente. Imaginem os que gastam aquilo que não têm, que compram a crédito o que comem, o que bebem e o que oferecem. Esses vão entrar no Ano Novo com um nó na garganta sem saber como pagar a dívida em que se meteram. Mau começo, diria eu.
E é por isso mesmo que hoje vos falo nisto. Cuidado com a semana 51 e lembrem-se daquele ditado que diz - quem não tem dinheiro não tem vícios - e fiquem quietinhos no vosso canto se não tiverem dinheiro para festas. Fazer dívidas, nunca. A semana 52 chega muito rápido e felizes daqueles que podem dizer - eu tive um bom natal e não devo nada a ninguém. Esses que vão começar o ano de 2018 a partir do zero, sem débitos nem créditos na sua conta, esses ganharam a primeira batalha do ano e têm tudo para poder aspirar a um «Próspero Ano Novo».

2 comentários:

  1. Não devo nada à porca da sociedade, e ela muito me deve !!!
    Da semana 01 à semana 52 a treta é sempre a mesma !
    -Vai "filosofar" ao galo de Barcelos !

    ResponderEliminar
  2. Estou incluído nesse grupos dos que dizem. Não devo nada a ninguém. Já quanto ao Natal só depois é que posso dizer se o passei bem. Estou pensando que sim. Desde que não tenha nenhuma dor no esqueleto. Embora não acredite na sorte. Mas nesta idade já posso dizer que tive alguma...Por ainda estar vivo!

    ResponderEliminar