domingo, 28 de maio de 2017

Ele há dias e ... dias!


Estou muito curioso para ver como correm as coisas, logo á tarde. Se alguém me conseguisse explicar o porquê de o Benfica ter feito um dos melhores jogos, senão mesmo o melhor, de toda a época contra o Guimarães, ganhando por 5 a 0 e no passado mês de Janeiro tinha feito um jogo miserável contra o Moreirense e perdido por 3 a 1, eu ficaria muito mais descansado. Em futebol as coisas são como são, há quem diga, mas eu não concordo com essa maneira de fugir do problema.
Uma equipa que tem os seus jogadores em boa forma física e motivados para dar o litro sabe o que fazer para não ficar dependente da sorte ou de um acaso fortuito que faça entrar a bola na sua baliza. No caso do Benfica os artistas estão lá e, descontando o cansaço de uma época que já chegou ao fim, estão em boa forma. A questão da motivação já é outra coisa. Há jogadores que já se consideram vendidos a outros clubes e não vão meter o pé e correr o risco de se aleijar numa hora tão delicada. Isso, por si só, já é suficiente para reduzir a força de choque que o Benfica precisa para travar os "conquistadores" que, tal como o fez D.Afonso Henriques, no século XII, vêm a Lisboa com vontade de tratar da saúde aos mouros.
Por outro lado, há jogadores que vêem nesta Taça de Portugal a glória que ainda não alcançaram e precisam para provar o seu valor, assim como há outros que estão no fim da sua carreira e também precisam dela para mostrar que ainda há que contar com eles. O treinador do Benfica tem também muita coisa em jogo, ou prova que é, de facto, um grande líder e consegue manter as suas tropas focadas no objectivo que é a conquista da Taça de Portugal, ou dá razão às vozes críticas que  vão afirmando, por vezes às escondidas, que ele não vale grande coisa e tem tido é muita sorte. Se as coisas lhe corressem mal, seria como os outros e armava barraca, costumam dizer.
A mim, o Rui Vitória parece-me bom rapaz e vou acreditar nisso enquanto não houver prova em contrário. Não é fala-barato, não promete impossíveis, não o vejo todo inchado com os triunfos que já conseguiu na sua carreira de treinador e tem a sorte de estar num clube que tem a sua vida completamente estabilizada. Nada que se pareça com os seus colegas dos clubes rivais que vivem no fio da navalha, ou ganham ou vão para a rua. A tarefa que ele tem pela frente, a partir de amanhã, é preparar um plantel capaz de entrar na próxima época com o pé direito. Que se venda quem tem que se vender e que se compre quem faz falta para substituir (e com vantagem, espero eu) aqueles que saírem.
E a taça? A taça também é importante, mas, logo à noite, falaremos nisso!

5 comentários:

  1. Deixa lá os rapazes de Guimarães fazerem a festa hoje, o Benfica já fez a dele, que foi a mais importante!
    Bom dimanche e bonne chance.

    ResponderEliminar
  2. Sendo o Rui Vitória bom rapaz,
    qual o melhor rapaz que conheces?
    Dar a resposta certa sejas capaz
    mas, vai devagar não te apresses!

    Os lá de chima, querem vir,
    cá aos debaixo buscar a taça
    lá para chima levá-la a chubir
    vamos ver se o bom rapaz se safa
    e de a levarem os vai impedir?

    O dia está sereno. Tem calma para logo festejares muita vitória do clube, como diz, do teu coração!

    ResponderEliminar
  3. Boa sorte para a dobradinha..
    Um abraço e bom domingo

    ResponderEliminar
  4. Boas
    ultimo dia de sofrimento da época 2016/2017
    já encomendei dobrada para amanhã, espero não sofrer algum desgosto.
    JAFR

    ResponderEliminar