Uma parte importante da minha vida foi a que passei na Marinha. Foram 6 anos e picos, a maior parte passados em Moçambique. Uma parte passada na capital, espécie de férias pagas pelo erário público, e outra, cerca de 17 meses, no distrito do Lago, província do Niassa (na nova nomenclatura moçambicana). Esse foi o tempo em que conheci a guerra e nela participei, tal como muitos dos, hoje denominados, ex-combatentes.
Foi um tempo difícil, com muitas limitações, mas nada que se compare ao que viveram os nossos camaradas do Exército que eram, pura e simplesmente, despejados num qualquer descampado da imensa floresta africana e sujeitos a viver numa tenda de campanha. Nós, na Marinha, tínhamos tudo e mais alguma coisa, a começar por boas instalações e um cozinheiro de serviço para nos cozinhar as refeições.
Por falar em refeições, muitos dos camaradas, a quem "carinhosamente" tratávamos por "feijão verde", devido à cor da sua farda, viveram à base de rações de combate. Conforme puderam lá foram montando umas cozinhas de campanha e eu sei bem como aquilo funcionava. Numa certa altura, fui destacado para uma Companhia do Exército , durante 10 dias, e comi o rancho que eles comiam. Eu, em todo o tempo que passei no Niassa, talvez tenha comida duas dúzias de caixinhas da famosa ração de combate.
A coisa mais espantosa que presenciei foi a transferência de meios navais, do Oceano Índico para a lago Niassa que fica a cerca de mil Kms para o interior, sem qualquer via navegável que pudesse ser utilizada. Assim, usaram o comboio e grandes camiões que fizeram o transporte, ultrapassando incríveis obstáculos, como se pode ver nas imagens. Um feito que ficará na História de Portugal que será ensinda aos nossos descendentes. E eu estava lá!
E quem nasceu nas colõnias como eu e os meus irmãos éramos contra a ida dos soldados da metrópole que não conheciam as matas. Enfim amigo agora temos outras em curso e vamos ver quando acabam!
ResponderEliminarBeijos e um bom dia!
MINHA MODESTA CONTRIBUIÇÃO!
ResponderEliminarPARA REFLEXÃO DE TODOS NÓS ANTES DA VOTAÇÃO DE LOGO MAIS NO SUPREMO TRIBUNAL. VOU FALAR SOBRE DUAS MULHERES!
ESTÁ PUBLICADO NO MEU BLOG :HUMOR EM TEXTOS E OUTROS TEXTOS SEMNENHUM HUMOR.
UM ABRAÇÃO CARIOCA.