sábado, 16 de agosto de 2025

Trump - 2 hipóteses!

 Hipótese 1 - O Putin riu-se dele e das suas palavras, amarfanhou-o todo e mandou-o para casa, em menos tempo do que me leva a contá-lo! Tenho que falar com a NATO e o Zelensky, disse ele à laia de desculpa para não ter conseguido nada daquilo que se fartou de prometer, ou seja, acabar com a guerra.

Hipótese 2 - Encontraram-se os dois, apertaram as mãos e foram para a sala de reuniões, onde trataram dos seus negócios, e são muitos, durante as 3 horas e tal que durou a reunião. Como ainda não li os jornais nem ouvi qualquer comentário em que eu possa acreditar, acredito que falaram de armas e munições, de quem as fabrica, as vende e/ou compra, do nuclear que terá que ter um novo acordo assinado, antes de Fevereiro de 2026, da NATO e da decisão irrevogável de não permitir a adesão da Ucrânia e depois dos restantes assuntos que ali os levaram.

E os restantes assuntos são de facto o busílis da questão. No caso da exploração mineira dar a primazia aos EUA e não à China, na venda de hidrocarbonetos uma fatia para cada um, na exploração de novas jazidas, em especial para lá do Círculo Polar Ártico, juntar esforços e dividir custos assim como lucros. Quanto às sanções que estão em vigor arranjar um bipasse para as ladear ou reduzir o efeito, quanto a novas sanções ... nem pensar ou vai tudo por água abaixo. E quanto aos bens congelados, eu acredito que o Trump prometeu ajudar naquilo que puder.

Como, desta vez, foi permitida a presença de terceiros dentro da sala, espero que em breve haja quem nos faça saber o que ali se passou, pois se o Trump se deu a tanto trabalho só para ir apertar a mão ao amigo e descobrir se estava muito zangado com os States, é porque não tem os parafusos todos bem apertados, um simples telefonema resolveria isso.

Há ainda uma remota hipótese de o Putin ter proposto alguma espécie de acordo que será possível fazer com a Ucrânia e pediu a Trump para ser o mediador. Qualquer coisa como reconhecer as repúblicas de Donetsk e Luhansk , onde a exploração mineira será concedida aos EUA pela Rússia. Este sim, é um assunto prioritário para Trump, na luta que ele tem travado por fazer regressar as indústrias a casa.

E agora vou fazer uma pausa para ir ler as notícias e saber o que, de facto, se discutiu naquela sala! 

1 comentário:

  1. Com bons ou maus resultados a verdade é que o Trump tem feito melhor do que a Europa...

    ResponderEliminar