segunda-feira, 18 de agosto de 2025

Hoje é que é!

 

A cada dia que começa tudo pode mudar. E, hoje, parece ser o dia em que algo vai mudar, algo que poderá impactar a minha, ou as nossas, vidas.

Estou a pensar nas guerras, nos incêndios que são uma verdadeira guerra, em que já há vítimas mortais e tudo, e ainda na guerra que é o futebol, em que há milhões em jogo e onde há dinheiro há sempre guerra para ver quem fica com ele, todo ou em parte.

Deixem-me começar pelo futebol que, para mim, é uma espécie de guerra virtual e quer ganhe um ou outro daí não virá grande mal ao mundo. Tomando os 4 grandes do nosso futebol como exemplo, vemos que o SCP é cada vez o melhor e que continua a impor o seu ritmo com ou sem Gyokeres. Ontem, foram só 6 golos com 3 jogadores a mostrarem o seu "indiscutível" valor. O Trincão já bem conhecido, o sul americano pago a peso de ouro e o rapaz das melenas que o treinador foi buscar a Guimarães, todos eles bisaram nos golos.

O Braga que ano após ano tem provado que merece ser respeitado como o 4º maior da nossa Liga ontem averbou mais uma vitória e mostrou que tem gás para muito mais, quer seja por cá ou lá por fora, pois anda envolvido em competições internacionais, como compete às grandes equipas.

O Porto só joga logo à noite e logo com o meu clube de Barcelos (azar o meu) e acho que ganhará sem grandes dificuldades. Pelo que jogaram na primeira jornada e mesmo com o "habilidoso" Mora sentado no banco a roer as unhas, parece-me que tem equipa para dar muita dor de cabeça aos adversários.

Por último, o Benfica que ainda só jogou uma jornada, em que teve uma enorme dificuldade para marcar um golo e de penalty, tem que se pôr a pau com os outros 3, pois não provou ter unhas para os esgatanhar. Isto quer dizer que vou ter muita dor de cabeça, nos próximos tempos, a começar já esta semana com o jogo contra os turcos do Mourinho.

O segundo assunto desta minha publicação de segunda feira (monday, montag, lunes, lundi ou lunedi) é o dos incêndios que grassam no interior do país, já queimaram muitos hectares de mato, mataram algumas pessoas e deram grande prejuízo e desgostos a muitos aldeãos do nosso Portugal profundo. A protecção civil e os bombeiros não se entendem e o governo e a sua ministra têm feito vergonhas ao lidar com a situação. Depois de muitos episódios com os helicópteros e aviões, em que ninguém fica bem na foto, chegam hoje uns aviõezitos vindos da Suécia que já deviam ter chegado ontem, mas só amanhã começarão a operar.

Começaram em força no distrito de Viana do Castelo, ardeu a serra de Arga, a serra Amarela, chegou a Ponte da Barca e entrou nos terrenos da Peneda/Gerês. Ainda antes de dominarem esse incêndio, começou a arder por todo o lado, em especial nas Beiras, mas também em Trás-os-Montes e até no Alentejo e serra de Sintra. Um autêntico desastre, uma verdadeira guerra!

O meu terceiro assunto tem a ver com o Trump e as suas "trumpalhadas". Depois da vergonha que fez passar o presidente da Ucrânia na Sala Oval e os salamaleques que fez ao Putin, no Alaska, espero que hoje proceda de modo diferente e respeite a posição de quem é um seu par. E espero também que a troupe europeia que acompanha o Zelensky saiba desempenhar o seu papel e não faça como o pretinho das missões (lembram-se desse bonequinho?) que só sabe abanar a cabeça.

O chefe da NATO não vale um caracol e só faz o que ao Trump agradar, mas tanto a presidente da Comissão Europeia, como os chefes políticos da França, Alemanha, Inglaterra e não sei mais quem, têm que honrar a posição que ocupam e mostrar ao "palhaço" do Trump com quantos paus se faz uma canoa! Estou ansioso que passe este dia para ver o que conseguem aqueles cromos, ou se vão fazer as coisas ao gosto do urso siberiano. 

Sem comentários:

Enviar um comentário