Hoje, teremos o Sócrates nas notícias, durante todo o dia. Os canais de notícias, à falta de melhor, tipo incêndios de grandes proporções, enchentes e deslizamento de terras ou uma nova guerra mais acesa que a da Ucrânia ou Israel, enchem-nos de imagens antigas e contam-nos, mais uma vez a história dos 34 milhões que o acusado esbanjaria em pouco tempo se o deixassem.
Lembram-se do Pinóquio, o boneco do Geppetto, cujo nariz crescia cada vez que ele dizia uma mentira? E já repararam no nariz de batata que tem o nosso ex-PM socialista que ocupou o Palácio de S. Bento, antes da falência nacional e da vinda da troika? Ele mente com quantos dentes tem na boca e o seu nariz incha, em vez de crescer em comprimento, como o do Pinóquio. Ao boneco do Geppetto nós perdoamos as mentiras, afinal ele é apenas um boneco, mas a um "gajo" destes que esteve ao leme do nosso país, durante anos, nunca lhe perdoaremos.
Pelo menos eu que só posso responder por mim, mas pelas opiniões que vejo expressas nas redes sociais e na comunicação social, em geral, muito mais de 50% dos portugueses pensa como eu. No início de todo este processo, quando ele foi preso e acusado de corrupção, escrevi longas publicações sobre o assunto. Mesmo antes de ser Primeiro Ministro, ele já tinha sido acusado de meter a mão na massa com o licenciamento do Freeport, em Alcochete.
Sonae enfrentou em 2006 o statu quo e foi derrotada por uma teia de poderes, onde pontuavam o banqueiro mais influente do país, Ricardo Salgado, e o primeiro-ministro José Sócrates, que ainda hoje aguardam julgamento.
Outras coisas menores, como acesso a Obras Públicas pelo amigo Santos Silva ou no empreendimento de Vale do Lobo, no Algarve, perfazem um total de 34 milhões que a Justiça conseguiu localizar, mas na opinião de muita gente, incluindo "euzinho", o rombo foi muito maior. O Plano Rodoviário com autoestradas a nascer por todo o lado era um meio de despejar dinheiro a rodos nos bolsos dos políticos. Estou convencido que os orçamentos apresentados a concurso eram multiplicados por 1,5, para permitir as gorjetas e calar as consciências mais púdicas.
Agora veremos o que as 3 juízas encarregadas do caso conseguirão fazer com este molho de brócolos. Com as férias judiciais aí à porta, o processo poderá ter a segunda sessão marcada lá para o ano novo de 2026 e a de hoje não fará mais que conferir a identidade de réus e testemunhas. Há uma caterva de advogados, em representação dos vários réus, que tudo farão para espalhar pedras pelo caminho e tentar que a caravana não avance.
Estou cheio de curiosidade para ver como o colectivo de juízes vai afrontar esta realidade que a Justiça portuguesa atravessa. A Vox Populi acha que qualquer arguido que tenha dinheiro para pagar os advogados mais habilidosos da nossa praça nunca irá para a prisão. Se não for por outro meio será por obstaculizar o processo até os crimes prescreverem, uma vez que as nossas leis estão cheias de buracos que o permitem. Até hoje, o único que cumpriu pena foi o Armando Vara.
E o Zé Pinóquio que se diz pobre e a viver de esmolas teve 2 advogados a tempo inteiro, hoje apenas 1 por morte do outro, para o ajudarem a trocar as voltas à Justiça. Hoje começa uma nova era, o processo está em julgamento e ninguém mais o poderá parar. Tudo vai depender da atenção e prioridade que o tribunal der a este caso. Na minha opinião devia ter, no mínimo, uma sessão por semana, mas não faço a mínima ideia de como isso se irá encaixar na agenda do tribunal.
Resta-nos esperar e o Povo Português está com pouca paciência para joguinhos de poder. Desta vez teremos que dizer "ou vai ou racha" e se não for caso disso ... porrada para cima dos obstrutores!!!
Mamou há grande e eu ainda trabalhava quando a justiça teve a brilhante ideia de fazer "mega processos" ao qual eu disse que era uma loucura para não dizer uma ideia parva porque iriam perdurar no tempo.
ResponderEliminarEstes cavalheiros e os seus advogados aproveitaram os recursos que a meu ver deveria ter um limite.
Pior e muito triste é haver ainda lesados do BES!
Um país tão pequeno mas tão grande na corrupção e com esquemas manhosos.
Beijos e um bom dia
O meu desprezo e asco por esse fulano, só é comparável ao que sinto por Putin. Falsos, hipócritas, manipuladores e desprezíveis...
ResponderEliminarAh, o que eu odeio esse tipo de gente!!!
Esqueci-me do Trump... :(
EliminarBom dia
ResponderEliminarOu muito me engano ou este processo não vai ter mais fim devido á habilidade desses mafiosos perante a lei.
JR
Se o Socrates cair penso que outras personagens do Largo do Rato lhe seguirão o caminho. Operação Marquês e Operação Kasa-Pia tem exactamente os mesmos contornos 'quem se mete com o ps leva'... Na minha opinião esta Organização Criminosa - vulgo partido socialista - conseguiu ludibriar por anos afins muitos bons portugueses que começaram despertar para uma realidade que desconheciam - o empobrecimente e a humilhação a que estiverem sujeitos nestes ultimos anos deve-se apenas a um pequeno detalhe - o voto!
ResponderEliminar