quarta-feira, 16 de julho de 2025

As redes sociais!

 Prefiro os blogs, onde posso escrever o que quero e me dá na veneta de mostrar aos colegas que me acompanham, mas também ando pelo Facebook, pelo Instagram, pelo Threads e ainda pelo X (ex-twitter) do Elon Musk (devem ler Ilón Mask). E garanto que cada um é pior que o outro.

O Face põe-nos de castigo, quando a conversa não lhe agrada. O Insta elimina aquilo que no ver dos controladores é contra as suas (estúpidas) regras. O Threads é um penduricalho do Insta e pedem que tudo o que publicamos num seja replicado no outro. O X não me entusiasma por aí além, devo ter escolhido seguir as pessoas erradas, pois só me aparecem mensagens anti-Trump e pró-Zelensky. E não estou para publicar slogans contra isto ou a favor daquilo.

E ninguém é capaz de encontrar aquilo que escreveu, há poucos dias, ao contrário dos blogs, em que a Google e o Blogger guardam tudo e de forma muito organizada, como eu gosto. A única coisa que talvez falhe e eu ainda não descobri a razão para isso, é o desaparecimento das fotos ou videos em publicações muito antigas. No meu primeiro blog, iniciado em 2008, faltam montes de imagens que lá publiquei. 

Estabeleci um horário para tudo, como fui ensinado na tropa, e tenho horas para dormir, para comer, para dedicar ao blog - duas horas seguidinhas, depois de tomar o pequeno almoço - para dormir uma pequena sesta, enquanto dura a digestão, deixando o resto tarde para passar em revista as redes sociais, onde administro alguns grupos, quer familiares, quer ligados à Marinha, aos fuzileiros e a Moçambique ou à família.

Ultimamente, é o Whatsapp que reúne o consenso dos meus amigos e familiares, pois é um meio gratuito e rápido de enviar fotos ou videos, para além de permitir chamadas, quer de voz quer de video, sem se pagar um chavo e de muito boa qualidade. Ainda pensei em criar um grupo para os seguidores do meu blog principal (este mesmo que estão a ler agora), mas não me serviria de muito, a não ser para me queixar que são poucos ou que muitos lêem, mas viram as costas sem dar um pio. Pelas razões expostas decidi abandonar a ideia e só o farei se os pedidos foram às dúzias!

E, quer esteja a escrever, a ler ou a dormir, tenho sempre a TV ligada nos canais de notícias, quando me canso dos portugueses vou para a Euro News ou para os outros que, na maior parte, são piores que os nossos. Eles devem ter uma programação melhor para consumo interno, mas aquilo que lançam no internacional é um desastre. Talvez a France 24 seja uma excepção, pois paro lá algum tempo, quando me canso dos outros canais em Língua Inglesa.

O excesso de informação é mau, como tudo aquilo que temos em demasia, metade do tempo de antena á dedicado à guerra ou aos líderes mundiais mais badalados, com o Trump, o Putin e o Netanyahu a ocuparem o pódio. Há quem se queixe da falta de cultura nas televisões, mas quem quer saber disso se a cama, a mesa e a saúde vêm em primeiro lugar e andam pelas ruas da amargura?

E, por hoje, está feito. Se ainda não são utilizadores da Whatsapp, pensem nisso, pois não há nada que se compare para ligações internacionais, quer de voz ou de video. Muito bom e completamente gratuito!!!

Sem comentários:

Enviar um comentário