terça-feira, 1 de outubro de 2024

01/10 – Dia Internacional das Pessoas Idosas e Dia Nacional do Idoso. Em 14 de dezembro de 1990, a Assembleia Geral das Nações Unidas designou o dia 1º de outubro como o Dia Internacional das Pessoas Idosas.


Ninguém quer ser velho, pois isso é uma desgraça aos olhos de toda a gente. Os velhos, como as crianças, estão dependentes de terceiros, são rezingões e, por vezes, chatos como as traças. É preciso ajudá-los a tomar banho e vestir-se, levá-los a dar uma volta e não sei quantas coisas mais que se meteram na cabeça daqueles que pensam saber tudo, inclusivé aquilo que vai na cabeça de cada um.

E não raras vezes, por isso ou outras inconfessáveis razões, espetam com eles num lar para viverem a sua vida descansados. E nunca se lembram de perguntar ao velhote o que quer ele fazer. Ficar sozinho e em sossego, seria muitas vezes a resposta.

Antigamente, era costume "levar o pai à bouça". Não sei se conhecem a expressão, mas reza a História que era mesmo assim. Quando o pai estava muito velho e doente, não havendo tempo a perder com ele, visto que os afazeres diários ocupavam todos os membros da família, levava-se ao monte, dava-se-lhe uma manta para se proteger do frio, e lá ficava até a fome, a sede e o frio, se não algum animal feroz, o levassem desta para melhor.

Um dia, um pai, ao despedir-se do filho, antes de ficar só, disse-lhe: - rasga a manta ao meio e guarda uma das metades. Para quê, perguntou o filho? Pode ser que o teu filho não tenha uma manta para te oferecer, quando te vier deixar aqui e assim já ficas prevenido, respondeu-lhe o velho pai!

3 comentários:

  1. Bom dia
    Coincidência ou não , este fim de semana contei essa história a alguém.

    JR

    ResponderEliminar
  2. Também há velhos que ainda são respeitados e amados.
    A natureza humana tem de tudo e não está perdida de todo.
    Hoje a "bouça" não é no meio do mato, mas em alguns Lares para Idosos...

    ResponderEliminar
  3. Isso de levar o pai à bouça... talvez fosse costume noutras latitudes.

    ResponderEliminar