domingo, 6 de outubro de 2024

Enfeitar a toura para a levar à feira!

 Ontem, fui para a "Night" acompanhando a minha neta que celebrava o seu 19º aniversário. Aqui na minha parvónia é assim e, se calhar, é o mesmo por esse Portugal fora. As raparigas em idade de namorar saem todas empiriquitadas para impressionar os rapazes com quem se cruzam, ou por quem se interessam, se não ainda para fazer inveja às amigas que têm menos possibilidades que elas.

Pode parecer-vos estranho, mas os meus pensamentos recuaram até aos anos da minha infância, numa aldeia do Minho, em que via os lavradores enfeitar a toura para a levar à feira e tentar ganhar uns cobres com a venda. A bezerra, com idade de 6 a 12 meses, era lavada, escovada e depois enfeitada com fitinhas e lacinhos coloridos, de modo a atrair o olhar dos interessados e, se possível, aumentar o preço que pediriam por ela.

Os recursos dos lavradores eram parcos, viviam do vinho, do milho, feijão ou batata que cultivavam e uma receita extra vinda de uma vaca que emprenhara e conseguira parir uma cria saudável seria a melhor coisa que lhes podia acontecer. Um lavrador de média dimensão teria aí uma dúzia de vacas que o ajudavam a fazer as lides agrícolas e lhe davam duas ou 3 crias por ano. Era normal uma das vacas ser da raça frízia, a que chamavam "torina" para garantir o leite para a criançada (sua e dos vizinhos). Por isso era uma festa, quando chegava o dia de ir à feira trocar a toura por umas boas notas.

Quem não soubesse embelezar a toura, limpar-lhe a bosta dos cascos e fazer desaparecer qualquer marca que ficara de se ter deitado no chão, em zona mal "astrada" (coberta com mato, palha ou feno), alisar-lhe os pelos da cauda, etc., por certo não faria um bom negócio e esse risco não se podia correr.

E porque raio pensaste nisso, perguntarão vocês que não viveram como eu estas peripécias campestres? Pois, porque sim, o algodão não engana, como diz o jargão publicitário!

1 comentário:

  1. Ehehehehe...Esta sua comparação, quer se conheçam os hábitos antigos de enfeitar as touritas para impressionar os eventuais compradores ou não, é de rir até às lágrimas. Nós, os que o lemos e estamos de fora, mas a neta não deve gostar nada disto.
    Afinal, essa neta é filha da filha ou do filho? Tenho cá a impressão que isto é mais uma das suas histórias. Seja como for, já me fez rir e isso foi muito bom.
    Bom domingo! 😊

    ResponderEliminar