A trans-nístria é um enclave russo, onde Moscovo mantém uma força militar, tal como no outro enclave entalado na UE, Kalinegrado, junto ao Mar Báltico. De um lado a Rússia tenta manter o contacto com o Mar Negro, do outro com o Mar Báltico, pois lhe faltam bons acessos ao mar aberto. Quando o mar gela, na zona de Murmansk, os russos só têm acesso a estes dois mares ou na zona de Vladivostok que fica no fim do mundo.
Nas eleições de hoje, há um cromo, amigo do Putin, que vai fazer de tudo, até comprar votos, para eleger alguém que governe o país, seja amigo da Rússia e ponha todos os obstáculos possíveis e imaginários à adesão da Moldávia à União Europeia. Se a Ucrânia aderir e com a Roménia já fazendo parte da União, faz todo o sentido que os moldavos sejam também cidadãos europeus de pleno direito, alargando o "Espaço Schengen" até à fronteira leste da Ucrânia, fique isso onde ficar, depois de terminada a guerra pelo Donbass.
Mas, pensando que podemos ficar com os russos da Trans-Nístria no seio da UE, isso não me cheira nada bem! O Zelensky gastou os últimos dias a tentar convencer os europeus que é preciso fazer uma barragem total a Moscovo e eu lembro que este ponto do país e o acesso ao porto de Odessa que os russos têm feito todos os esforços por conquistar, é o mais importante de toda essa questão. Seja qual for o acordo para o fim do conflito, tem que passar pela saída dos russos daquela zona, entre a Ucrânia e a Moldávia. A não ser assim terão outro problema como aquele que se vive no Donbass, desde 2014.
De certa maneira, joga-se o futuro da UE e do seu bom funcionamento, nas eleições de hoje. Vou acompanhar a coisa com a maior atenção para ver se a democracia impera ou a Rússia nos vai envergonhar a cara mais uma vez!
A Rússia de Putin é como ele, vergonhosa e envergonha não só os seus cidadãos, como os do mundo inteiro.
ResponderEliminarA sua vaidade indecorosa levou-o a impor que crianças pequenas, dos infantários, ficassem de joelhos durante uma cerimónia a favor do "grande líder" no dia do seu aniversário, formando o seu nome asqueroso com os seus pequenos corpos. Canalha!
Penso o mesmo como a Janita.
ResponderEliminarUma das mais pobres ex:republicas sovieticas. Com tanto em comum e tão diferentes entre si. Fiquei com vontade de conhecer o resto.
ResponderEliminar