Começa hoje o julgamento. Já cansa a imagem de Salgado a ser rebocado por uma senhora mais nova que ele, não sei se mulher se filha, e apetece-me dizer que aquilo é um filme para impressionar (e justificar) quem administra a Justiça. Aquela figurinha e um atestado médico a dizer que ele está doente apelam à comiseração das gentes e ajudam o advogado a tentar safá-lo da cadeia.
E aqui é que bate o ponto, se fosse um pobre desgraçado já estava atrás das grades, há muito. Custa-me ver que a Justiça (!?!?!?) se deixe enganar desta maneira, quem tem dinheiro para contratar uma cáfila de advogados nunca presta contas pelo que fez. Doze mil milhões de euros a voar das contas do BES, na maioria emigrantes que passaram muito para o poupar, é muito dinheiro, ou seja, o crime é de uma enormidade gritante.
A haver uma revisão da Justiça, eu peço que haja uma sentença provisória para crimes cuja culpa não tem qualquer dúvida, como este, e o sentenciado vá de imediato para a prisão cumprir a pena que a Lei prevê para o caso. Depois disso, os advogados podem brincar aos recursos e atrasar a decisão final quanto queiram, ninguém fica prejudicado e vão ajudando a pagar as despesas do tribunal.
O caso recente do cigano que assassinou 3 pessoas, ao pé da estação de Santa Apolónia, é um desses casos. Há testemunhas do caso, ele próprio já reconheceu o que fez, a pena para esse crime são 25 anos, pildra com ele. O tribunal pode ir analisando o aso nas horas vagas e, desde que termine o processo antes que decorram os 25 anos, e fica todo o mundo feliz.
O advogado do Salgado deve ser bem pago, embora ele diga que está falido e não tem meios financeiros ao dispor - nessa só acredita quem é néscio - para pagar a esta gente, pois estou a vê-lo a dar o braço ao réu, como se fosse um filho a auxiliar o velho pai.
As televisões não largam o caso, num país em que não acontece nada com piada, ver o Salgado a fingir de pobre sem abrigo a caminho do tribunal, é uma espécie de novela da vida real que agrada à turbamulta. A CMtv é o melhor exemplo disso, vive à porta dos hospitais e tribunais, aparece em qualquer canto do país, onde há um incêndio ou acidente de trânsito, não perde uma oportunidade de puxar a lágrima aos mais sensíveis.
Ah, ia-me esquecendo de mencionar que, no passado verão, o pobre Ricardo foi passar umas semanas de férias, na Suíça, ficando instalado num palacete que, pasme-se, está em nome da sua filha, a tal que lhe vai pagando as despesas, pois ele nem dinheiro tem para uma sandes e um copo de cerveja, ou de leite, se ele preferir. Que pena que eu tenho destes pobres!
Cozinheiros, jardineiros, mordomos ou seguranças. São dezenas os empregados que trabalham na mansão onde Ricardo Salgado está a passar um mês de férias, em Aubonne, Suíça. O ex-banqueiro, condenado a oito anos de prisão efetiva no caso ‘Marquês’ e mais seis anos de prisão no processo EDP, está a viver num castelo que pertence ao genro, Philippe Amon, marido da sua filha, Catarina, e um dos homens mais ricos da Europa.
Concordo plenamente com o que dizes!
ResponderEliminarBeijos e um bom dia
Bom dia
ResponderEliminarSe sofresse de Parkinson tinha espalhado o dinheiro, mas com Alzheimer esqueceu-se onde ele está.
Coitado , é preciso ter pena dele.
JR
Deus me perdou , mas um bandido destes que causou a morte a quem trabalhou toda a vida , so merece um castigo : ser fuzilado . Pais de merda que es um ninho de Abutres .
ResponderEliminarTenho várias histórias do Bes. O meu velhote fez lá uma carreira de 35 anos e lembro-me do verdadeiro Ricardo Espirito Santo dar-me 20 paus à entrada do Bes na Rua do Comércio. O avô deste idiota viria a falecer pouco depois deixando uma Fundação que é agora um Museu no Largo das Portas do Sol. Tal como o Mario Soares desgraçou a vida a um milhão de portugueses este corrupto desgraçou igualmente a vida a quase 3 mil lesados. O caso de Ricardo Salgado é o retracto do nosso povo: por muito roubado & espoliado prefere continuar à espera de um milagre do que sair à rua .
ResponderEliminar