quarta-feira, 13 de setembro de 2023

Pencas da Póvoa!

 


Dizem por aí que o terreno mais fértil e propício ao cultivo de hortaliça, alhos, cebola e outros comestíveis de origem vegetal é aquele que fica na orla marítima, entre a foz do Cávado e do Ave.

Exactamente, onde eu vivo e, por conseguinte, sinto-me obrigado a participar nesse movimento natural, seja o de plantar ou o de colher, embora este último seja mais leve e me agrade mais.

Nos últimos dias, encontrei nas redes sociais um filho da escola um filho da escola que virou agricultor e me ofereceu uma coisa que hoje náo abunda por aí, couves para plantar. Antigamente, toda a gente tinha isso em casa, mas agora é um negócio dos viveiros organizados e quem as quer tem que pagar entre 10 a 20 cêntimos por cada pé.

Vou ter que abandonar isto, e já, para ir sachar a horta e preparar a terra para receber tão boa dádiva. Diz ele que com uma ajudinha as couves ainda vêm a tempo de as cozinhar com o bacalhau do Natal.

Bem, tenho que ir, até mais ver !!!

2 comentários:

  1. Bom dia
    Já só falta o bacalhau e as batatas e um bom azeite e uma pomada do dão .

    JR

    ResponderEliminar
  2. É mesmo dessas que eu gosto! Tenras e verdinhas, sem ter a cor verde escura da couve galega. As da Póvoa são mesmo as melhores, sim senhor! Tempo houve em ia "A Ver o Mar" e trazia sempre cenouras e pencas... :-)

    Janita

    ResponderEliminar