sexta-feira, 8 de setembro de 2023

Eu e a Matemática!

 


Na verdade não sou bom em Matemática, tenho que reconhecê-lo. No último exame de Liceu a que me apresentei chumbei com um 4 em 20 pontos. Nesse dia, desisti de continuar os meus estudos e, pouco tempo depois, fui para a Marinha.

Hoje, os meus pensamentos estão virados para a Banca portuguesa e a Taxa Euribor que parece servir de desculpa para tudo.

Tentem acompanhar-me. Há 2 anos a taxa euribor estava ligeiramente abaixo de zero e as prestações do crédito à habitação andavam à volta de 350€ para um empréstimo de 150 mil. Este ano, a taxa subiu para os 4,5% o que provocou uma subida inexplicável na prestação mensal.. Não seria lógico que os bancos aumentassem a prestação em 4,5 ou 5%? Eu acho que sim, mas de facto, em alguns casos, subiram quase para o dobro!

E os bancos que, coitadinhos, se queixavam de estar a perder dinheiro no negócio, passaram a ganhar 2 milhões por dia (entre todos).

Isto a vocês não lhes parece estranho? É que eu como fraco em Matemática não consigo entender como 4,5% na Taxa Euribor, redundam em aumentos de 300€ em cima de uma prestação de 400€!

A Matemática dos banqueiros deve ser muito diferente daquela que eu estudei, há muitos anos, na minha juventude!!!

2 comentários:

  1. Bom dia
    A matemática é mesmo para desentender .

    JR

    ResponderEliminar
  2. Em Portugal a banca e o governo fazem o que querem e lhes apetece. Não creio haver um 'watchdog' honesto que fiscalize companhias, governo e todos aqueles que lidam com o público. A banca por exemplo rouba o cidadão descaramente sem ninguém lhe fazer frente. Eles sabem disso e aplicam despezas de manutenção ridículas e baixo 'interest rates' aos clientes que infelizmente aceitam e não bufam. Portugal está 'legalmente a saque' e só não vê quem não quer...

    ResponderEliminar