segunda-feira, 4 de setembro de 2023

A fila não para!

 


A fila continua a andar e ninguém sabe a posição que nela ocupa, uns estão nos primeiros lugares, outros quase no fim, mas a todos chegará a vez de embarcarem para a última viagem. Desta vez calhou ao Moisés Fernandes Almeida, meu camarada da Companhia de Fuzileiros Nº 8 que fez comissão em Moçambique entre 1965 e 1968.

Tomei conhecimento através de uma publicação no FB de um sobrinho seu. Salvo erro, faleceu na sexta-feira e as exéquias fúnebres, seguidas de cremação, foram hoje. Pedi à Associação de Fuzileiros do Barreiro para me confirmar se era verdadeira a notícia, o que eles fizeram de imediato.

Conheci-o na Escola de Fuzileiros, em 1965, ainda com as divisas de cabo nos ombros, e fomos juntos para o Corpo de Marinheiros para formar a CF8 que segui para Moçambique no mês de Outubro desse mesmo ano.

A Companhia passou um ano em Lourenço Marques e, durante esse tempo, não tive grande ligação com ele. Depois fomos para o Niassa e aí, num ambiente mais restrito, convivemos mais de perto. Depois do regresso à Metrópole, eu abandonei a Marinha e nunca mais o vi, até ao dia em que organizei o encontro da CF8, em Pombal, em que ele compareceu. Desde aí, mantivemo-nos em contacto, mas não soube que ele estivesse doente. Assim, a notícia apanhou-me, completamente, de surpresa. Salvo erro, ele tinha mais 6 anos que eu, portanto 85, e faria os 86 no próximo dia 28.

Sei que ele ainda voltou a Moçambique, na 3ª comissão da CF2, juntamente com o Óscar Barradas, também já falecido, e outros conhecidos e filhos da escola.

Agora, a comissão é lá em cima, junto a S. Pedro a quem rezo para que o trate bem e lhe perdoe os pecados que possa ter feito neste mundo. Um dia lá nos juntaremos todos outra vez, até lá que descanse na paz do Senhor!

1 comentário:

  1. Infelizmente a notícia era verdadeira. Conheci o Moisés de Almeida na EF durante o ITE - era instructor de armamento. O nome bíblico ficou-me na memória... Mais tarde viria a fazer parte como Sargento da CF2 em Moçambique onde estive integrado. Aparte de fazer comentários nos posts que publico no FB nunca mais o vi. Que Reste em Paz!

    ResponderEliminar