terça-feira, 12 de outubro de 2021

My name is SILVA!

 Assim como o outro dizia - Bond, James Bond!

As silvas invadem tudo, metem-se em todos os buracos, agarram-se a umas moléculas de poeira e humidade para lanças as suas raízes e sobrevivem nas condições mais adversas da natureza. São, assim, uma espécie de campeão da resiliência do mundo vegetal.


Como o nome silva passou a fazer parte do catálogo de apelidos usados em Portugal (mas não só), ninguém sabe explicar muito bem. No fim do século XV, quando começaram os registos paroquiais, percussores do actual Registo Civil, já havia Silvas por todo o lado. Eu li os livros da minha paróquia e lá apareciam eles a provar que já existiam antes dos livros. Conta-se que no Brasil, os missionários começaram a baptizar os indígenas e na falta de apelidos iam acrescentando Silva ao nome de baptismo, significando apenas que tinha vindo do mato (selva, do latim silva), fazendo desse apelido um dos mais comuns no Brasil.


Quando florescem, na Primavera, as silvas são a alegria de tudo que é insecto, mas principalmente das abelhas sugando o pólen que lhes serve de alimento. Um valado de silvas, na beira do caminho, transforma-se, assim, num autêntico jardim que dá gosto ver.


E quando as flores se transformam em frutos, também não falta quem lhe deite a mão e as coma ou leve para casa para confeccionar ricas sobremesas. Mas, cuidado, as silvas estão cheias de picos e não se deixam atacar sem retaliação, metes lá a mão, sem o necessário cuidado, e vens com ela a sangrar. Elas nascem nas paredes do meu quintal e tenho que as eliminar, duas ou três vezes por ano, senão apoderam-se de tudo e nunca mais lá consigo entrar. Com roupa e luvas à prova de picos (thornproof) para não vir de lá todo arranhado.

Andrea Silva - Patinagem artística

Mas nem só no reino vegetal há lindas silvas, também as há no reino animal e até no mundo desportivo. Só no futebol português, há silvas a dar com um pau - e todos bons - como o Bernardo, o André, o Rafa e outros de que não me lembro agora. E que me dizem desta bela catalã que encontrei nos jornais desportivos de hoje? Cada vez tenho mais orgulho no meu nome!

1 comentário:

  1. Bom dia
    O meu pai também tinha como penúltimo apelido Silva , mas não herdei esse , mas sim o ultimo.
    Cuidado que a Andrea também pode picar .

    JR

    ResponderEliminar