quarta-feira, 30 de agosto de 2017

Que ricas maçãs!

Hoje a conversa é sobre maçãs, a minha fruta preferida. A «Red Delicious» é a melhor de todas, na minha opinião.

Os norte-americanos produziam-na às toneladas, mas começaram a reduzir a sua produção, pois começou a dizer-se que os consumidores não apreciavam a cor vermelha da maçã. Mas, como a globalização fez da China o maior cliente do mundo, não se pode perder uma oportunidade de negócio e toca a aumentar de novo a produção para exportar para a China.

"O vermelho, na China, durante centenas e centenas de anos, se não milhares, tem sido uma cor extremamente importante. Simboliza sorte, saúde, felicidade. Leva todos estes significados culturais consigo. E os frutos vermelhos fazem muito bem", diz David Smith, importador de Shanghai.
A maçã Red Delicious surgiu na década de 70 do século XIX, no Iowa. Começou por ser fruto de uma árvore teimosa, que o agricultou Jesse Hiatt tentou arrancar. Mas teve de se render: quando a maçã vingou, viu que era deliciosa.
Na década de 80 do século seguinte esta qualidade atingiu os 75% no top das maçãs produzidas em Washington. Actualmente, tudo mudou e começa a haver um decréscimo na produção. Mas não há motivo para temer o desaparecimento das emblemáticas maçãs: afinal, o mercado chinês descobriu-as mesmo a tempo.


Há outra maçã, muito vendida em Portugal, parecida com a Red Delicious, a Starking, mas não tem comparação com aquela. Para os compradores mais distraidos, chamo a atenção para dois pormenores que facilmente servirão para as diferenciar. A Red Delicious é redondinha e de cor mais clara, enquanto que a Starking é mais comprida, mais larga no pé e mais estreita em cima, e a sua cor é mais escura.
Depois desta, há mais duas maçãs que são do meu agrado. Em primeiro a Golden, muito doce e macia e, em segundo, a raineta pelo seu paladar e acidez. Mas, de um modo geral, eu trinco qualquer maçã que passe ao meu alcance. Fico a pensar que as coisas boas, maçãs e mulheres, começam todas por "M".
Nunca esquecer o conselho daquele médico inglês que diz:
- An apple a day keeps the doctor away! (Uma maçã por dia e não precisa de médico).

3 comentários:

  1. Afinal as tuas pesquisas como fruticultor dão resultado! Por falar em pesquisar, vou Procurar saber se um só maracujá pode dar frutos, ou se é preciso macho e fêmea.

    ResponderEliminar
  2. Uma maçã por dia, dá saúde e alegria, dizem. o maisquetudo cá de casa, não dispensa. Mas ele gosta mais das Fuji. Eu não sou apreciadora de maçãs. Mas gosto da maçã de Palmela. Não sei qual o nome dela, mas aqui chamamos-lhe assim. Estive aqui ontem duas vezes, mas cada vez que escrevia o comentário, o computador craschava e não dava nada. Não sei se era por causa das maçãs e do pecado original. Rsrsrs
    Um abraço

    ResponderEliminar
  3. Vermelha maçã,
    maçã redonda
    comida de manhã
    ao levantar da cama!

    ResponderEliminar