Ver um país tão rico em recursos naturais condenar os seus cidadãos a uma vida de miséria, é coisa que custa a entrar na minha mioleira. Falo de Angola, está claro. Para mim Angola é o Brasil do Século XXI. Há lá lugar para muita gente e oportunidades para quem tiver vontade de trabalhar.
Há dias publiquei uma foto retratando uma escola no Niassa, Moçambique, em que aparecia um grupo de crianças sentadas debaixo de uma árvore, fazendo de conta que estavam sentadas numa sala de aula. Eu conheço essa realidade, pois convivi com ela, já no tempo do colonialismo. E Moçambique é um país pobre, pelo menos até agora, pode ser que as coisas melhorem no futuro com a exploração de gás e petróleo, na costa norte do país.
Hoje, publico uma foto que não precisa de legenda, o que vêem na imagem fala por si. Angola é grande, na escola ensinaram-me que é 14 vezes maior que Portugal continental. Não consigo imaginar em que ponto do país fica situada esta assembleia de voto, nem de onde surgirão os cidadãos que ali vão procurar exercer o seu direito a escolher um presidente que os governe. Mas consigo imaginar que amanhã, por esta hora, estará ali alguém com uma mesa, uma cadeira e uma urna onde depositar o voto, sem esquecer os imprescindíveis boletins onde os governados devem colocar a cruzinha.
Pelo que ouvi dizer, concorrem ao lugar meia dúzia de candidatos, mas também ouvi dizer que têm andado a ensinar a gente, como e onde devem colocar a cruzinha. É possível que esteja a ser um bocadinho má-língua, mas os últimos 40 anos dão-me boas razões para isso. Pode ser que a CNN vá até lá fazer uma reportagem e depois nos mostrem o que presenciaram. O futuro presidente já sabemos (mais ou menos) quem será.
Esquecendo o petróleo e os diamantes, a maior riqueza daquele país está na agro-pecuária. Com os meios antiquados que os colonos tinham à sua disposição, antes da Guerra Colonial, a coisa funcionava bastante bem e produzia muita riqueza. Imagino o que se poderia fazer hoje com os meios modernos que existem ao dispor de quem tem dinheiro para os pagar. Se ele não fosse parar à Suiça, claro!
Trabalho escusado. Porque antes de se realizarem as eleições já se sabe qual é o vencedor. Mas, como deve lá haver muita gente sem nada para fazer. Pelo menos no dia das eleições os mais esperançosos de que o seu voto vai contribuir para melhorar as suas condições de vida. Fazem-no com a esperança de que isso possa ser realidade.
ResponderEliminarAté se dão ao luxo de votar ao ar livre. Aquele pais é de facto um paraíso. Para quem lá vive sem dificuldades. As eleições são uma farsa para enganarem quem neles vota!
Porque, em Angola tudo irá continuar como antes. Muita riqueza para quem manda, e muita miséria para que obedece!
Até dói a maneira como a maioria do povo angolano foi, é, e vai continuar a ser enganado politicamente, as eleições servem de faz-de-conta para quem não tem capacidade de visão, terra rica, para mentes pobres.
ResponderEliminar