Em 1846 (não foi assim há tanto tempo), os Estados Unidos invadiram o México e raparam-lhe quase metade do território. Agora que o Trump quer fazer um muro para evitar que os mexicanos atravessem a fronteira, dizem eles que estão, única e simplesmente, a regressar à terra que lhes foi roubada nessa altura. Parte do Texas e do Novo México e toda a Califórnia pertenceram ao México até àquela data, portanto eles têm uma certa razão.
A pressão migratória das gentes vindas do Reino Unido, da Irlanda e de outros países da Europa empurrava os recém-chegados em direcção aos territórios mais a oeste à procura de novas oportunidades de vida. Para o conseguir tiveram que expulsar quem já lá estava, neste caso os índios peles vermelhas e os colonos espanhóis que tinham chegado anos antes.
Alguns políticos mexicanos estão a considerar a hipótese de voltar a repor as fronteiras onde elas estavam em 1843, antes da guerra. Qual será a reacção do Trump a esta iniciativa?
Largar o que não lhe pertence e viver isolado no seu canto!
ResponderEliminarSe o Trump, quer mais como é que vai devolver o que antes pelos americanos foi ocupado? Será que os mexicanos têm poder para reconquistar esses territórios, que já lhes pertenceram ou não? Eles correram foi de lá com os índios, nesse caso também não lhes pertence!
ResponderEliminarSe em todos os países, nas fronteiras fossem construídas muralhas com 100 metros de altura e 50 de espessura, com um portão de alta segurança para só entrar quem fosse portador de solvo-conduto. Talvez, assim se pudesse evitar que estranhos ocupassem o que não lhes pertence!