sexta-feira, 17 de fevereiro de 2017

Há boas notícias!


Já foi tempo em que a linha do caminho de ferro que partia do Tua ia até Bragança. Depois veio o tempo dos automóveis e da comodidade que trouxeram a quem tinha dinheiro para os comprar. E começaram a rarear os clientes que justificavam a existência da linha. E foi preciso reduzi-la, utilizando apenas o percurso que ainda gerava receitas capazes de pagar os custos de manutenção. Ficou, por isso, somente o troço Tua-Mirandela-Tua em actividade, servido por duas automotoras que faziam lembrar a Pré-História dos Caminhos de Ferro.


Embora não exista ainda um programa devidamente estabelecido e aprovado entre as partes envolvidas no projecto, notam-se já obras ao longo da linha. Segundo notícias publicadas no verão do ano passado, o troço Brunheda - Mirandela já tem os carris em condições de se poder circular. Aliás, houve uma equipa de reportagem do JN que fez a viagem montada numa geringonça que parece uma moto sobre carris e rebocava 13 passageiros.


A estação de Brunheda, como poderão constatar adiante, vai ser o ponto de partida do comboio que segue até Mirandela. Em frente à estação haverá um cais de acostagem para o "barco-rabelo" que transportará os passageiros da barragem até aqui. Ainda não se nota a diferença, porque esta é uma foto antiga. Mas como esta vai ser a estação de ligação entre barco e comboio terá que parecer o aeroporto de Sá Carneiro (digo eu). E como já se prevêem viagens neste verão de 2017, as obras devem estar adiantadas. Um dia destes dou lá um salto para espiar.

Assim não é fácil de ler, mas se ampliarem a imagem ficarão a saber que já existe uma empresa, com um investimento inicial de 10M€, pagos pela EDP, sediada em Mirandela que vai gerir todo este negócio. O que me preocupa é que vai ser concedida a um empresário particular, o Mário Ferreira da Douro Azul, que só estará pelos ajustes se a coisa lhe der lucro. Aliás ele já confirmou que os «seus turistas» têm viagem garantida (e pré-paga), com os passageiros ocasionais terá que ser a associação formada pelos 5 municípios da zona + EDP a preocupar-se. Esperemos que começando uma coisa a outra venha por arrasto. É preciso não esquecer que naquele fim de mundo, onde Judas perdeu as botas, não vive praticamente ninguém. Com excepção do Cachão, entre Brunheda e Mirandela é só mato, ratos e lagartos (bom petisco para os milhafres que ali abundam).



E aqui está o esquema do trajecto combinado autocarro - barco - comboio que levará os passageiros da Linha do Douro até Mirandela. Já aqui mencionei, há dias, a hipótese de a Douro Azul promover as viagens, para cidadãos/turistas espanhóis, de Barca de Alva para o Porto. Teriam aqui uma paragem para ir até Mirandela comer uma alheira com grelos salteados e continuar depois até ao Porto. Quando chegarmos a Junho logo se verá como as coisas funcionam, mas vou ficar de olho a ver se a empresa do Mário Ferreira aproveita as minhas ideias.

4 comentários:

  1. Gostei de saber notícias do Tua, e com mapas e trajectos para eu não me perder, mais gostaria de ver os comboios em circulação pela linha do oeste até à Figueira da Foz, que nos dava muito jeito, mete uma cunha à Gerinçonça, porque os 1.205,00 € que tenho de IMI para pagar até 31 de março já vão ajudar.

    ResponderEliminar
  2. O pior é se a Geringonça descarrila antes de chegar ao fim da linha. Lá se vai tudo pela água abaixo se não chover? Lá vai o comboio do Tua, pela linha a apitar, mas não se sabe, ainda, quando é que a Mirandela irá chegar. No meio fica a Brunheta, no meio é que está a virtude. Se a Geringonça descarrilar, ai e ai quem é que nos acode. Aqueles outros estão mortinhos para se vingarem. Enquanto o não fizerem não vão descansar. E quem paga as favas são aqueles que menos hipóteses de se defenderem economicamente!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acredito que a geringonça vai obrigar o Costa a dobrar a espinha muitas vezes, mas descarrilar acho que não. Nem uns querem nem os outros deixam.

      Eliminar
  3. Bom, será que a próxima vez que lá vá a geringonça ainda funciona? Já andei de carro de avião e de comboio. Também de bicicleta e de moto (na pendura) mas nunca andei de geringonça.
    Um abraço e bom fim de semana

    ResponderEliminar