A história de um novo aeroporto para aumentar a capacidade da Portela já custou aos contribuintes portugueses muitos milhões de euros. Desde a OTA ao MONTIJO passando pela carreira de tiro de ALCOCHETE eu já perdi a conta ao número de estudos que foram feitos, ou mandados fazer, o que não é a mesma coisa. Os estudos são o meio mais prático para transferir dinheiro (em grandes quantidades) do erário público para o bolso de privados. Se houver alguém que saiba quem foram as empresas e quanto lucraram com estes estudos que fale para ficarmos todos a saber. E já agora acrescentem também as do TGV. E são livres de perguntar ao Sócrates que ele deve estar bem informado a esse respeito.
Vem isto a propósito do preço e prazo de execução de que se fala para a adaptação do Montijo como aeroporto comercial, virado para voos de pequeno curso e companhias low cost. A ANA diz que são 250 milhões de euros e perto de 4 anos para ter aquilo a funcionar. E começa por dizer que são precisos estudos, ou seja, já tem uma lista de hipotéticos beneficiários à espera de «mungir a teta do costume».
Em contrapartida, o grande chefe da maior low cost a operar em Portugal, a Ryan Air, que esteve esta semana em Lisboa, diz que é possível fazer a coisa em 12 meses e por 10% daquilo que é anunciado pela ANA. Ora, não me consta que este senhor tenha qualquer vantagem em afirmar tais coisas e se eu estivesse no lugar dos responsáveis pelas nossas finanças públicas punha já a "polícia" em campo para descobrir se anda mouro na costa. Que é como quem diz, se há algum político a apadrinhar esta operação «aviões pr'ó Montijo já». E garantir que quaisquer estudos que se façam sejam a custo zero, pois temos suficientes organismos do Estado capazes de fazer isso e cujos salários já estão pagos.
Ah, e se fosse eu, ainda fazia mais uma coisa, convidava o Sr. Michael O'Leary para almoçar e no fim do repasto, entre o café e o conhaque pedia-lhe para me ensinar como fazer a obra por 25 milhões em 12 meses. Isto para ter munições suficientes para responder ao fogo cerrado que virá do lado daqueles que se sentirem "desmamados", quando ficarem a ver navios.
Bom fim de semana e portem-se tão mal quanto puderem, pois é Carnaval e ninguém leva a mal!!!
Eu também e fico mais ainda quando os vejo no parlamento a perderem o respeito pela democracia, (se é que algum dia houve), só oiço gente aos berros e a apontar o dedo nas bancadas, só falta calçarem as luvas e começarem à batatada! Eu com a minha idade já não me meto ao meio e também não tenho lá entrada porque as portas só se abrem a chulos.
ResponderEliminarÉ Carnaval ninguém leva a mal,
ResponderEliminare porque, também é verdade
ladrões que roubam em Portugal
bem gozam a vida em liberdade!
Nesses negócios de estudos,
lá se vão mais uns milhões
porque são feitos por intrusos
que dispensam as boas intenções!
De milhões enchem os bolsos,
lá no parlamento onde estão
aqueles políticos mentirosos
prestando mau serviço à nação!
Os estudos são uma grande mama para alguns. Cobram balúrdios por cada um e geralmente cada vez que se muda de governo pedem-se novos. Porquê?
ResponderEliminarCada vez que se faz uma obra existem por trás n estudos e o dinheiro gasto às vezes dava para metade da obra.
Um abraço e bom Carnaval
Sempre o patrão ESTADO a ser chamado para gastos e afastado dos lucros que, regra geral, são entregues a privados ! Esta história do Aeroporto nunca foi devidamente contada . Como se sabe, a ideia de avançar com tal construção começou a tomar corpo no tempo de Durão Barroso que, dado o seu curto reinado, visto que se esteve nas tintas para o cargo de Primeiro-Ministro e para o próprio País, optando por seguir o caminho de encher bolsos, permitiu que se viesse a entrar na era de Socratas que, desde logo, se empenhou a dar seguimento à obra ! Acontece que, as inúmeras polémicas e pareceres diversos, aliados à falta de recursos económicos, obrigaram ao seu adiamento e posterior desistência da área inicial . Não sou técnico na matéria e por isso não estou à altura de fazer comparações julgadas adequadas ; contudo, parece não restarem dúvidas de que um novo Aeroporto se torna necessário e, como é óbvio, há medida que o tempo passa, vai aumentando o respectivo custo . Do que consta, parece que chegou a hora decisiva ; todavia, afigura-se que, mais uma vez, o Estado é quem assume responsabilidades e os que se preparam para utilizar e explorar as infraestruturas ficam resguardados ... ! À semelhança de outros negócios, Passos Coelho vendeu a ANA - entidade que, sob tutela estatal, geria os aeroportos portugueses - a uma Multinacional Francesa que, desde então, passou a fazer toda a exploração aeroportuária, cujos lucros deixaram de constituir receita do Estado ; aliás, este senhor, autentico irresponsável e parecido com " vendedor da banha da cobra ", teve o cuidado de alienar o que dava lucro ao país e ignorar/ficar com tudo que era deficitário ! Perante isto, não admira que a ANA defenda os seus interesses e que a Companhia RYAN - voos LOW COST - vá pelo mesmo caminho, uma vez que cada uma, de acordo com as suas realidades, pretendam o maior lucro possível e pouco se devem preocupar com o Estado Português . Assim, falar-se em custos do novo aeroporto, sem se conhecer projectos e qualidade de construção, não nos dá a ideia de quem poderá apresentar as melhores condições ; no entanto, uma coisa parece certa, as visadas querem obter os maiores proventos, enquanto para o Estado, como habitualmente, resta pagar facturas ! Um abraço .
ResponderEliminarNão sei se vale a pena perder tempo, mas, seja como for, não quero alterar-lhe o nome : SÓCRATES e não SOCRATAS .
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