Filho da Escola de Setembro de 62, este escolinha fez a sua comissão no Ultramar, como bom cidadão que é, passando depois á vida civil e a um emprego para a vida, na TAP. Depois de reformado, dedicou-se a apoiar e participar na direcção da Associação de Fuzileiros do Barreiro. A revista «Desembarque», publicada mensalmente pela Associação passou a depender dele no que toca a fotografia.
Foi um vício que se entranhou nele e, embora a idade já lhe pese, continua a aparecer de máquina em punho em tudo o que é convívio ou cerimónia que envolva os fuzileiros. Como se pode ver numa das fotos, encontrei-me com ele, em Guimarães, no fim do mês passado. Mostro-o também numa outra foto em que ele aparece ao lado de um fuzo muito mais novo, foto tirada no passado sábado, na Escola de Fuzileiros.
Uma coisa que me deixou preocupado foi a sua quebra física, ele não deve pesar mais de 50 Kgs e isso é sinal de pouca saúde. Ele nunca foi gordo, mas tinha um bom físico, aliás, para ser fuzileiro só era escolhido quem tinha um aspecto saudável e bom físico. Os mais fraquinhos iam para Vila Franca para aprender outras artes que não exigiam tanto do físico e exigiam mais do cérebro. Sem chamar burros aos fuzileiros que isso fique claro.
P.S. - Esta publicação, além de ser uma homenagem ao Mário que a merece, é também para satisfazer um pedido de uma visitante assídua deste blog que se queixou da minha ausência nas muitas fotos publicadas, há dias!
Ah, mas a assídua visitante hoje não se queixa. Muito pelo contrário!
ResponderEliminarÉ com imensa satisfação que vê o seu dilecto companheiro de jornada blogosférica, ali na 1ª foto, todo sorridente num grande abraço ao Mário.
Os três muito jeitosos, o rapaz moreno tb não está nada mal.
Quanto ao aspecto do simpático Mário denotar uma quebra física, a mim, que nunca o vi mais gordo nem mais forte, parece-me muito bem.
Aliás, ao lado do supostamente mais jovem do que ele, na última foto, eu diria que aparenta menos uns dez anos do que o outro fuzo, de óculos ao peito!
Olhe, gostei deste Mário!
Obrigada, pela atenção, Tintinaine. Fiquei deveras emocionada com tanta simpatia e consideração pela minha pessoa.
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
ResponderEliminarRemoveu, mas deveria ter dado uma explicação a quem por aqui passa. Assim, podem pensar que o gestor do blogue apagou um comentário meu por ser menos respeitoso, ou assim...Tá mal.
EliminarPara a próxima não digo nada. Quando for, ao spam, se for, resgata os comentários que lá tiver.
Se o Mário Manso é o mesmo senhor de barbas e boina da primeira foto, realmente a quebra física é notável. Gostei de o ver. Parece que perdeu uns bons quilos e isso é bom para a saúde
ResponderEliminarAbraço e saúde
Imagino que o camarada Mário Manso seja o fotógrago-mór da EF. Tem aparecido como autor das imagens postadas nas redes sociais e sem dúvida que tem feito um belíssimo trabalho.
ResponderEliminar