terça-feira, 2 de julho de 2024

O EURO 2024!

 Impossível não falar de futebol! Com a segunda maior competição a decorrer e Portugal a competir, seria um crime não comentar o que vai acontecendo com os nossos rapazes, naquela terra que já foi de Bismark, de Hitler e outros cromos de menor envergadura.

Se os jogos anteriores já foram complicados, então o de ontem piorou a olhos vistos. Os nossos rapazes foram para lá todos inchados, por causa dos nossos comentadores que os começaram a tratar por «Os melhores do mundo»! E ontem viu-se bem o que falta à nossa selecção para aspirar a ser campeã da Europa. Já, em 2016, o conseguiram, mas foi "quase" por milagre. Um chuto mal dado na bola que até o guarda-redes de França enganou.

Na próxima sexta-feira teremos de novo os franceses como adversários, numa equipa muito pior que a de 2016 e faremos a prova dos 9. Os melhores jogadores de Portugal são baixinhos e uma espécie de "pesos pluma" que são projectados pelo ar em qualquer embate com o adversário.

E o Pepe está velho, ontem ofereceu a vitória aos eslovenos, eles é que não souberam aproveitar. E o Ronaldo deve ir treinando o discurso para a sua despedida da selecção, o tempo não perdoa e é chegada a hora de deixar o lugar para outros com menos anos nas pernas. Ele fica bem na Arábia, onde o admiram e lhe pagam bem para os ir entretendo com as suas habilidades, e ensinar à juventude daquele país como se joga a bola.

Ter muita posse de bola é o mesmo que não ser capaz de fazer nada com ela. Sem ser capaz de penetrar na área adversária os atletas vão passando a bola de pé para pé, no meio-campo do adversário. Não tendo quem remate bem de fora da área, ou quem tenha a habilidade suficiente para lá entrar, será difícil ganhar os jogos. E isso ficou bem patente no 0-0 ao fim de 120 minutos de jogo.

O treinador tem que insistir nisso e ensinar os nossos jogadores como conseguir dar esse passo. Mais remates de fora da área e mais passes de ruptura, apostando na velocidade. O meu lema é, nunca passar a bola para trás, sempre para a frente, no máximo para o lado, mesmo correndo o risco de a perder. Atacar a profundidade, como agora é moda dizer-se. E, claro, escolher os jogadores certos para levar essa teoria à prática, coisa que nem sempre tem feito nesta prova.

Eu, pessoalmente, acho que a França nos vai oferecer o bilhete de volta a casa, mas há sempre uma pequena esperança de que eu possa estar, redondamente, enganado e eles, os tais craques da bola, nos consigam levar atá à final. Seria muito bom e eu estou pronto para rever a minha posição se isso acontecer. Por princípio sou um pessimista e se acontecer o contrário do que previa, ficarei todo satisfeito!


2 comentários:

  1. E pronto! Falou quem sabe. Eu acato e corroboro tudo...

    ResponderEliminar
  2. Eu só vi os penaltis mas tudo o que dizes para mim é chinês e o que mais importa é que Portugal ganhou. Se ganham são heróis se perdem são ****
    Ganhar ou perder é Desporto e custa-me ouvir alguns comentadores televisivos e até no café a quem eu pergunto: farias melhor?
    Ronaldo é apenas o melhor do mundo e já fez muito pelo futebol.
    Enfim prefiro outros desportos e agora estou no Tour de France.
    Beijos e uma boa tarde

    ResponderEliminar