quinta-feira, 31 de dezembro de 2020
Boas Entradas!
The clock is ticking!
terça-feira, 29 de dezembro de 2020
O Benfica venceu, mas não convenceu!
Já cheira dinheiro fresco!
domingo, 27 de dezembro de 2020
Bronca na República Centro Africana!
Hoje, pode ser um dia triste na RCA e na sua capital Bangui. Os rebeldes e os apoiantes de cada um dos candidatos estão prontos para dar ao gatilho e transformar aquilo num inferno. À força militar da ONU cabe manter a paz e evitar que a população sofra às mãos dos terroristas, mas não é tarefa fácil. Ao fim do dia veremos como correram as coisas e esperemos que tudo corra o melhor possível para os 180 militares portugueses envolvidos na operação.
sábado, 26 de dezembro de 2020
Primeiros 20 anos do Século XXI
Estamos a chegar ao fim das duas primeiras décadas deste século. Alguém consegue imaginar como foram as correspondentes décadas do século passado? O que aconteceu de marcante entre 1900 e 1920? A Monarquia, em Portugal, passou à História, a I Grande Guerra começou e terminou, deixando marcas profundas em toda a Europa, Portugal incluído. Durante os primeiros 10 anos agonizou a Monarquia e durante os segundos 10 estatelou-se ao comprido a República, fazendo asneiras em cima de asneiras que ainda não esqueceram.
Quanto ao resto, a evolução era lenta nesses tempos. O comboio estava ainda a consolidar o advento da máquina a vapor, o automóvel era ainda uma aberração, tal como o avião. A luz eléctrica e o telefone eram ainda novidades pouco espalhadas no nosso país, assim como em muitos outros países do mundo. A indústria quase não existia e o comércio limitava-se às grandes cidades ou às feiras na província. A agricultura mal dava de comer a quem nela trabalhava, embora alimentasse as grandes cidades e desse dinheiro a ganhar aos intermediários.
Ainda a lamber as feridas da Grande Guerra e sem antever qualquer futuro no país, os portugueses descobriram de novo o caminho para o Brasil que nos 3 séculos anteriores tinham abastecido o nosso reino, até o traidor do D. Pedro resolver transformar-se em imperador das Terras de Vera Cruz e nos privar de uma fonte importante de rendimentos. Foram muitos os emigrantes a partir para o Brasil e aliviar as costas de quem cá ficava.
Houve familiares e vizinhos da minha família que seguiram esse destino e nunca mais cá puseram os pés. Por lá ficaram e de muitos deles nunca se conheceu o percurso ou o destino que tivera. A maioria ia destinada a trabalhar na agricultura, que era aquilo que sabiam fazer, mas muitos deles perderam-se na cidade grande e nunca daí passaram. Para trabalhar havia muitos negros, descendentes dos antigos escravos que ainda não tinham conquistado o seu lugar ao sol. Na velha escola portuguesa, dos tempos da escravatura, branco mandava e preto trabalhava.
Qualquer comparação com os primeiros 20 anos deste século XXI é pura e simplesmente impensável. A coisa que mais mudou foram as comunicações, o velhinho telefone, como nós o conhecemos já não existe, o telégrafo e o telex parecem já invenções pré-históricas. As video-chamadas que pareciam um sonho nunca possível são hoje corriqueiras. Num curtíssimo segundo podemos estar em comunicação com qualquer pessoa em qualquer dos quatro cantos do mundo (embora ele comprovadamente, seja redondo).
Nos automóveis, comboios ou aviões a evolução foi enorme e estamos quase a passar para a fase dos foguetões, ir à Lua ou a Marte já não é tão impensável como parecia há cem anos atrás. Podemos dar as boas-vindas ao novo ano de 2021 convencidos que as mudanças no mundo continuarão a um ritmo imparável. A alta tecnologia tomou conta do mundo e não se lhe conhecem limites, a robótica será um dos campos que mais evoluirá, tirando o emprego e a felicidade a muitos homens. Sentir saudades do passado vai continuar a ser moda.
sexta-feira, 25 de dezembro de 2020
Quo Vadis Moçambique!
Será que estão mesmo? Segundo as últimas notícias que me chegaram de lá, os terroristas ainda ocupam a vila de Mocímboa da Praia e houve dezenas de mortos, na semana passada!
quinta-feira, 24 de dezembro de 2020
Brexit, finalmente!
O BREXIT aconteceu hoje, como uma espécie de prenda de Natal trazida pelo velho de barbas brancas. Ainda ninguém percebeu quem deve deitar os foguetes e celebrar. Os ingleses? Os europeus? A seu tempo se verá! Uma coisa é certa, nada será como antes, a partir de 1 de Janeiro próximo.
quarta-feira, 23 de dezembro de 2020
Eu não disse?
Tal como eu previra o Benfica perdeu!
Não há dúvida que o Porto é muito mais:
1º - Rápido
2º - Insistente
3º - Persistente
4º - Lutador
5º - Manhoso
6º - Trafulha
E isso notou-se durante todo o jogo. A começar pelo penalty que foi fabricado pelo Taremi, arrastando os pés pelo chão até chocar com o nosso guarda-redes. Nós temos alguns jogadores trapalhões, como o Tarabt, eles têm alguns maus, como o Pepe que joga sempre com a intenção de aleijar o adversário.
Ah, há uma coisa que eu só descobri hoje, eles têm meia dúzia de pretos e nós não temos nenhum. O futuro no desporto será dos pretos, eles são diferentes dos brancos, especialmente no aparelho respiratório que os torna mais resistentes que os brancos. E mais rápidos, como o Manafá e o Zaidu e até o Marega que com aquele cabedal todo ainda consegue deixar para trás o adverário.
Vou mandar um recado ao JJ para contratar meia dúzia de pretos, ou nunca mais ganha nada e terá que abandonar o Benfica com o rabinho entre as pernas. E não se fala mais nisso, amanhã é dia de consoada, a única da minha vida que terei de mastigar sozinho, pois nenhum familiar quer dividir comigo o risco de apanhar o Corona!
Já que eu não posso, divirtam-se vocês! Um Feliz Natal para todos (e todas, como diz o Francisco Louçã que não deve ter andado na mesma escola que eu)!
A desgraça do meu Benfica!
terça-feira, 22 de dezembro de 2020
O mar mais azul!
Não há mar mais azul que o Oceano Índico!
Estende-se da costa de Moçambique à da Austrália e do Círculo Polar até ao sul da Ásia. Negros africanos, aborígenes da Austrália, indianos e malaios todos se banham nele, mas não conseguem mudar-lhe a cor, nem ficar mais clarinhos depois do banho. É uma espécie de milagre da natureza.
Foi nesse mar que recebi o meu baptismo como marinheiro, a bordo do NRP Bartolomeu Dias, um dos dois Avisos de 1ª Classe que a MGP teve. O outro era o NRP Afonso de Albuquerque e ficou na Índia depois da revolução do Nehru. Os Avisos eram muito altos e leves (tinham ainda o convés em madeira) e por isso balançavam muito quando o mar se encrespava.
De vez em quando, regresso a Moçambique, em pensamento, e é impossível não recordar estas coisas. Os golfinhos a correr ao desafio à proa do navio, a temperatura amena, tudo convida a ficar por ali perdido no sonho. Para quem anda distraído ou mal informado, lembro que já começou o verão no Hemisfério Sul. Têm frio? Vão até lá!
domingo, 20 de dezembro de 2020
A pandemia tem destas coisas!
Hoje, não vi o jogo. Parece que não perdi grande coisa, pelo que ouvi dizer. Se não fosse proibido andar de um concelho para o outro, eu teria ido a Barcelos ver o jogo. Primeiro porque o Benfica merece todos os sacrifícios e segundo porque era na minha terra e tinha que desempenhar o meu papel de anfitrião. E junto-lhe ainda uma terceira razão, não conheço o novo estádio do Gil Vicente. Já lá estive uma vez num convívio de marujos, mas não vi o relvado nem subi ás bancadas.
Quanto ao jogo, dizem os críticos que foi um jogo fraquinho e salva-se o resultado. O Jesus continua com a sua indecisão na hora de montar a equipa e a cada jogo temos uma nova combinação de jogadores. Por este andar vamos chegar ao fim da época sem ele chegar a uma conclusão e sem termos uma equipa definitiva e afinada para ser campeã. Valha-nos o Cebolinha que começou a marcar golos e a justificar o que custou.
Na próxima quarta-feira vai haver um Benfica-Porto para ver quem leva a supertaça e aí é que vamos ver como o Jesus enfrenta as feras do Sérgio Conceição que antes querem perder um braço do que perder o jogo. Eles têm a mais aquilo que o Benfica tem a menos, vontade de ganhar, ou então têm medo do Pinto da Costa!
sábado, 19 de dezembro de 2020
Valdemar, cuida-te!
O regulador do medicamento dos EUA aprovou a vacina contra a Covid-19 desenvolvida pela Moderna, sendo a segunda vacina autorizada para uso de emergência depois da Pfizer.
A decisão foi tomada esta sexta-feira pela Food and Drug Administration (FDA), tendo sido antecipada pelo próprio Presidente americano, Donald Trump.
As autoridades de saúde
americanas esperam agora que a Moderna entregue milhões de doses da vacina
quando o plano de vacinação contra a Covid-19 já está em marcha. Iniciou-se
esta semana com a vacinação dos profissionais de saúde, seguindo-se as pessoas
idosas em instalações de saúde. A FDA já tinha autorizado há uma semana a
vacina da Pfizer e da BioNTech.
----------------------
Nas notícias de hoje falou-se na situação "gravíssima" que se vive nos arredores de Sidney por conta do Corona. Fiquei a pensar no nosso camarada Valdemar que mora, exactamente, nesse sítio e que corre o risco, como muitos outros de ser infectado pelo malfadado vírus. E ainda, para piorar as coisas, a sua mulher trabalha no ramo da saúde e, por conseguinte, está na primeira linha do combate à doença, correndo o risco que todos sabemos. Cuidado, escolinha, o perigo ronda a tua casa!
Quanto à vacina da Moderna, vai ser a minha escolha. É mais barata, mais fácil de manusear e chega quase ao mesmo tempo da outra que já está a ser injectada por esse mundo fora. Além disso, a minha vez de ser vacinado nunca será antes da Primavera.
Bom domingo e escondam-se do bicho!!!
sexta-feira, 18 de dezembro de 2020
O Natal do Corona!
Os chineses foram invadidos pelo Japão e durante anos sofreram a bom sofrer com a ocupação dos invasores. Até hoje, o pior bicho que pode aparecer a um chinês é ... um japonês.
Na mesma situação está, agora, meio mundo, em especial a Europa, com a invasão do vírus que veio da China. Eles vão negando, mas o Trump não acredita e eu ... também não.
Este Natal de 2020 nunca mais esquecerá a ninguém. Fechados em casa, com medo do bicho, sem a companhia dos seus entes queridos e sempre com a voz dos que tentam controlar a coisa soando aos nossos ouvidos, põe a máscara, lava as mãos, não saias à rua, se tiveres que sair mantém-te a léguas do vizinho, cada um pode ser o portador da tua sentença de morte.
No fim do ano de 2019, queixei-me que esse foi para mim o pior ano de que me lembro. Pois, 2020 não foi melhor, estou mortinho de o ver pelas costas. Dentro de uma semana é Natal, mais uma semana é Ano Novo e após isso entraremos em 2021, o ano em que poderemos vencer o inimigo chinês (até me sinto japonês ao dizer isto). Estou empenhadíssimo em lá chegar e ver que alegrias me esperam. De tristezas está o mundo cheio! Haja alegria, depois das batatas com bacalhau, sonhos, bolo rei e muita aletria!
quarta-feira, 16 de dezembro de 2020
Pizzi aos saltinhos!
O Benfica, hoje, frente ao Vitória de Guimarães, fartou-se de sofrer para conseguir levar o jogo para os penalties. O Guimarães esteve sempre mais perto de marcar e ganhar o jogo que o Benfica. Foi o primeiro a marcar e o "grande" Benfica só conseguiu igualar o resultado perto do fim e de grande penalidade. Castigo que o Pizzi cobrou com o tal saltinho à moda do Bruno.
Depois vieram os penalties e o Vitória começou a meter água, desde o primeiro. Num instante o jogo acabou com um categórico 4 a 1 e eu respirei de alívio. Mais uma vez o "Mestre da Táctica" foi salvo pelo gongo e recebe assim um balão de oxigénio até à próxima vez. Não sei quantas vezes ele terá essa sorte. Diz que não tem medo nenhum do Arsenal e eu estou aqui para ver como vai correr esse jogo.
Prevejo um Carnaval animado! Um pouco antes disputar-se-á a Final Four para atribuir a Taça da Liga e um pouco depois os dois jogos com o Arsenal. Se não saír vitorioso do primeiro embate, não sei com que moral vai enfrentar o segundo. Pode acontecer que no dia 1 de março, o JJ esteja a caminho do Brasil, à procura de emprego num país que acredita nele. Aqui ninguém acredita, como o provam os resultados que tem conseguido.
Salta Pizzi que hoje foi assim que nos safámos!!!
Noticiário do Tintinaine!
terça-feira, 15 de dezembro de 2020
Tempo miserável!
Frio, chuva e vento!
Lá fora anda o Corona à solta!
A CMTV está cada vez mais na mesma!
O JJ está ao nível da 2ª Classe, tem que voltar para a escola!
Estou cheio de ouvir falar na TAP!
O Brexit nem vai nem racha, fica a batata quente para a presidência do Costa que começa daqui a 15 dias!
Em Londres há mais Coronas que nevoeiro!
Em França não está nada melhor!
A vacina da Moderna está pronta para disputar o primeiro lugar com a da Pfizer!
70º Negativos é muito frio, vou esperar pela vacina da Moderna!
Os russos preferem a Sputnic e os chineses a Sinovac!
Mas há mais, as farmacêuticas, como sempre fizeram, preparam-se para encher o saco!
domingo, 13 de dezembro de 2020
O Benfica tirou a barriga de misérias!
Um resultado de 5 a 0 não se faz todos os dias. Se metessem tantos golos na segunda parte como meteram na primeira seria uma autêntica barrigada, mas depois do 4 a 0 perderam-lhe o jeito e andaram por lá a fazer borradas. Os rapazes de Vila Franca ainda dispararam uns tiros à baliza que poriam o resultado em risco se tivessem entrado. Com uma equipa deste nível não dá para aferir o valor da equipa.
Veremos como correm as coisas, quando voltarmos ao campeonato que é, ao fim e ao cabo, aquilo que me interessa. Sinto que o JJ não está muito seguro daquilo que anda a fazer, ele mete um, mete outro, tira um, tira outro e quanto mais mexe na equipa mais mal ela funciona. O Gonçalo Ramos parece um jogador muito promissor, mas para evoluir tem que jogar mais e ter quem o guie. Se o treinador não apostar nele vai acontecer o mesmo que aos outros (muitos) que tiveram que emigrar e andam a espalhar talento lá fora.
O problema do meio campo está a dar cabo da equipa, Gabriel, Pizzi, Tarabt, Samaris, Weigl e Rafa andam por ali e nunca mais serão solução. Ora jogam um pouco, ora são uma nódoa e ninguém sabe o que esperar deles. O Rafa e o Pizzi podiam ficar para suplentes, os outros 4 deviam ser trocados por dois em condições. No entanto, só ouço falar de centrais e já temos uns 4 ou 5 na prateleira!
Vamos e vendo, em 2021 faremos o que o Corona deixar!!!
Miscelânea!
sábado, 12 de dezembro de 2020
Adeus, comandante!
Dar o pito!
sexta-feira, 11 de dezembro de 2020
A Bazuca e os Candidatos!
Dois assuntos que chamaram a minha atenção nas notícias de hoje.
A famosa «Basuca Europeia» de António Costa viu finalmente a luz verde. Os protestantes da Polónia e Hungria foram silenciados com algumas promessas e a coisa vai avante. Vi com admiração quanta gente se movia à volta das pessoas importantes - a quem cabe a decisão de libertar os milhões que é como quem diz, premir o gatilho da bazuca - com olhos de cobiça mal disfarçada. São 750 mil milhões de euros, é muito dinheiro e muita gente vai tentar que sobrem umas migalhitas para o seu lado. Eles sabem que têm que andar por perto, senão serão outros a aproveitar, como diz o cigano, olho fino e pé ligeiro.
As eleições presidenciais atraíram a minha atenção por causa das sondagens que ontem passaram na TV. O actual presidente e agora candidato mais bem posicionado recolhe mais de 60% das opiniões dos inquiridos. Dos outros só dois ultrapassam (ligeiramente) os 10%. Os de inspiração comunista mal chegam aos 5% ou nem tanto. Os menos populares que à excepção do Tino de Rans (famoso calceteiro de Penafiel), ninguém conhece, nem sequer constam da sondagem, devem ter ficado abaixo de 1%, ou então foram os jornalistas que decidiram deixá-los de fora.
Chego à conclusão que esta gente pensa muito diferente de mim. Nunca me meteria numa corrida se soubesse que não teria hipótese alguma de chegar em primeiro ou segundo lugar. E mesmo assim, se adivinhasse que havia um atleta muito mais capaz que eu, retirar-me-ia de imediato, cedendo o lugar a quem estivesse melhor colocado que eu. Olhem bem para a lista abaixo e façam a vossa opção, votar em branco não vale.
quinta-feira, 10 de dezembro de 2020
Nem em Liége, nem em lado nenhum!
O Benfica não me consegue convencer!
Na primeira meia hora de jogo jogaram quanto quiseram, poderiam ter metido 2 ou 3 golos, mas acabaram foi por sofrer um golo que nem eles nem eu esperávamos, aquilo que soe dizer-se, contra a corrente do jogo. E depois disso tudo o que aconteceu só dá razão àquilo que tenho vindo a escrever aqui neste blog, um desastre anunciado. Se o Vieira não tivesse o rabo tão preso como tem, mandava o JJ para o Brasil e começava de novo. Tanto dinheiro gasto para tão pouca coisa.
Veremos o que nos reserva o sorteio da Liga Europa, mas parece-me que qualquer equipa das que tenho visto jogar tem condições para arrumar com este Benfica sem apelo nem agravo. Manchester United, Totenham, uns quantos alemães e outros italianos, sem falar no Shaktar do Luís Castro que derrotou o Real Madrid, tanto em casa como fora, são tudo feras que porão este Benfica fora de combate com duas dentadas.
E o JJ continua a arrotar postas de pescada como se fosse o único que percebe da bola. A mim só me faz rir, mas não perde por esperar. Eu bem gostaria de estar enganado e que nenhuma das minhas previsões se realizasse, mas vejo um futuro negro para o Glorioso este ano. Talvez seja tudo culpa da Covid (ou talvez não) e tudo volte ao normal, depois de todos termos sido vacinados. Até lá é só sofrer.
Chegando a este ponto, bem no fundo do poço - refiro-me às minhas expectativas - as coisas só podem melhorar e essa é a razão que me leva a não perder a cabeça. Hoje está mau, amanhã será melhor. Haja Deus!!!
quarta-feira, 9 de dezembro de 2020
Perto do fim!
A "não-corrupção"!
Dizem as notícias de hoje que afinal não há corrupção no negócio das PPP's rodoviárias. Cada um chama-lhe o que quer, mas do que se trata é de uns milhõezitos de euros que saíram dos nossos bolsos e foram parar ao bolso de terceiros. Cabe ao Ministério Público encontrar os beneficiários dessa esmola e castigá-los, o nome que dão ao crime pouco me interessa. O caso do Sócrates está arrumado na prateleira, por ordem do Ivo Rosa, e estes já vão ser julgados por um crime menor. Ou me engano muito ou ainda vai acabar com um pedido de desculpas e caixote do lixo com o processo.
terça-feira, 8 de dezembro de 2020
Ele é mesmo o maior!
O nosso craque, hoje, provou que vale o seu peso em ouro. Foi a casa do outro melhor do mundo - eles são dois pois ninguém sabe dizer qual é o melhor dos dois, ou melhor dito, cada pessoa tem a sua opinião a respeito desse assunto - meteu dois golos e ganhou 3 a 0, conquistando o primeiro lugar do grupo e mais 2 milhões de euros para levar para Turim. E, claro está, subiu uns quantos degraus na escala de consideração de muita gente, a começar por mim, continuar com a direcção da Juventus e acabar no nosso seleccionador nacional que assim pode escrever no seu livro de memórias que foi o treinador do fenómeno futebolístico madeirense, durante não sei quantos anos.
Mas há sempre o reverso da medalha, para alguém se poder rir alguém terá que ficar a chorar e neste caso essa sorte calhou ao Messi, a quem tudo tem corrido mal nos últimos tempos. Ele era para ter saido do Barcelona no verão passado, mas por trocas e baldrocas acabou por ficar. Quem o forçou a isso talvez se tenha arrependido já e é quase certo que na próxima época deixará de jogar pelo Barcelona. Daqui a 6 meses saberemos qual o futuro do artista argentino sucessor do Maradona.
A mim interessa-me apenas o nosso herói e as suas conquistas no mundo da bola. Em breve, a sua idade obrigá-lo-á a pendurar as chuteiras e entrar no mundo dos negócios. Aí deixará de ser assunto para nós amantes do futebol, mas poderei continuar a usá-lo como material para o meu blog, onde todos os assuntos cabem. Veremos que clube irá ele enfrentar na próxima fase, logo que saia o próximo sorteio da champions. Nunca se sabe se ainda voltará a encontrar o Messi pela frente, até ao fim desta competição, tudo é possível.
Isto sim é que é falar!
segunda-feira, 7 de dezembro de 2020
Acabou o tabu!
Custou a decidir-se o Marcelo!
Se ele tivesse juízo ia para casa aturar a namorada e brincar com os netos. Ou ainda fazer uma coisa de que ele gosta muito, ler livros para depois os recomendar aos outros.
Mas não, prefere ser presidente por mais 4 anos e aturar os socialistas que vão a par com ele nesta desgraçada caminhada para o abismo. Nem ele nem os outros sabem onde está a solução para o nosso problema. No tempo do D. João II fomos bater nos marroquinos para lhes roubar algo que tivessem que valesse a pena. A moda, agora, é ir a Bruxelas pedir dinheiro emprestado.
A única coisa que me alegra é que não vou ficar aqui até pagarem a dívida, comigo não contem!
Falando dos candidatos que vão disputar o lugar com o Marcelo, só ouvi falar na Ana Gomes e no André Ventura. Será que os outros não contam? Ou vão ter menos de 1% de votos e por isso nem vale a pena falar neles?
domingo, 6 de dezembro de 2020
Salvo pelo gong!
Mais um jogo de sofrer do princípio até ao fim. O Paços marcou primeiro e o Benfica viu-se e desejou-se para marcar o golo do empate. E para marcar outro golo teve que esperar pelo último segundo do jogo, quando eu já estava conformado com o empate.
Isto de equipas grandes e pequenas já não é o que era. Os grandes tremem, enquanto os mais pequenos vão marcando pontos e fazendo a vida negra aos outros. Veja-se o que já aconteceu ao Porto, Benfica e Braga com derrotas do mais inesperado que se possa imaginar. Tem-se salvado o Sporting, mas que este fim de semana também provou esse veneno em Famalicão ao sair de lá com um empate que o fez descer das nuvens, onde andava desde que assumiu a liderança do campeonato.
Mais um jogo em que o Benfica não jogou o que se esperava e o Paços de Ferreira podia ter ganho e envergonhado as ventas ao "maior de Portugal". Em ataques rápidos, embora esporádicos, levou a bola à baliza do Glorioso com muito perigo. Com um pouco mais de calma, ou de sorte, poderia ter metido o meu clube num buraco de onde não conseguiria sair.
O Jesus mudou a equipa quase toda, tentou por um lado, tentou pelo outro e se não tivesse ganho perderia até a credibilidade nele próprio. Usou todos os trunfos que tinha e quando dava já o jogo por empatado foi salvo pelo gong com aquele golo do Luca. Acho que só lhe falta ir à bruxa que de outro modo já não encontra remédio para o mal que o aflige.
Ah, Vieira, Vieira que o trunfo que jogaste nas eleições não está a resultar como esperavas. E eu é que pago o patau !
O gajo não quer ir embora!
Nota.se bem que as coisas têm vindo a melhorar!
Mas aquela mancha vermelha que rodeia o distrito do Porto e inclui a Póvoa de Varzim custa muito a desfazer-se. Não sei se isso corresponde à realidade ou se é apenas desinformação, eu vivo na Póvoa e não sei de grandes surtos depois daqueles que foram descobertos num centro de dia e também num infantário, na freguesia de Amorim. Há notícias de um caso aqui, outro ali, mas nada que meta medo a ninguém. E a grande maioria dos casos acabam em recuperados. E as mortes de gente com mais de 80 anos e que padecem de doenças graves não devia, na minha opinião, ser medida pela mesma bitola. São doentes que só estão à espera de um empurrãozinho para iniciar a última viagem e, em certa medida, até poderão dizer obrigado ao Corona por ter vindo libertá-los do triste fado de continuar vivos e sem um mínimo de qualidade de vida.
Se me calhar a mim essa triste sorte, deixo já o meu obrigado, antecipado, pois na altura própria posso estar indisponível para expressar a minha opinião!
Morte prematura!
sábado, 5 de dezembro de 2020
Ui que vergonha!
Fechado em casa não tenho acesso a grandes distrações, além de uns filmezitos na TV, o Facebook e os blogues entretenho-me a ver o futebol que posso. Mudo de um canal para o outro, sempre à procura de alguma coisa que desperte interesse. A vinda do canal 11, na grelha da NOS, aumentou um pouco a hipótese de encontrar algo que se veja.
Hoje havia o Sporting a jogar em Famalicão, coisa que interessava para ver se o Rúben Amorim se aguentava nas canetas por mais uma jornada, além de um Porto a jogar em casa com o "fraquinho" Tondela, na luta por 3 pontos que o aproximasse dos 3 fugitivos que vão à sua frente na tabela classificativa.
Ao Rúben não correram as coisas muito bem, com muitos solavancos durante o percurso acabou por empatar o jogo e com isso perder 2 pontos, o que o deixou pior que estragado. Refilou e foi para a rua. Veio o presidente e refilou também e como já é repetente acredito que a Liga lhe vai aplicar uma boa multa para ele ter mais tento na língua. Para além disso, tanto no intervalo como no fim do jogo, atletas , dirigentes e assistentes envolveram-se em grande confusão, empurrão para cá, empurrão para lá e não devem ter faltado pontapés nas canelas de uns e outros, pois socos e cabeçadas dão mais nas vistas e a televisão estava lá para não deixar escapar nada.
No Porto os golos começaram a entrar cedo, mas cada vez que o Porto marcava o Tondela fazia outro tanto e passaram o tempo empatados. Lá mais para o fim o Porto conseguiu sair da igualdade, marcando o seu 4º golo, mas viu-se e desejou-se para se livrar do empate. Já depois dos 90 minutos (95, salvo erro) o Tondela teve uma oportunidade flagrante para chegar ao 4-4, mas por sorte (para os da casa) falhou e deixou o Porto a cantar de galo.
Desta vez, o Sérgio Conceição não levou a sua arrogância ao ponto de dizer que jogaram tudo quanto quiseram e o adversário não valia nada. Com tantas testemunhas que tinham estado a ver o que acontecia dentro das quatro linhas, nunca o poderia fazer, por isso lá foi admitindo que a sua equipa não tinha jogado bem e dando algum crédito ao adversário. Assim gosto, um pouco de humildade fica-lhe bem.
sexta-feira, 4 de dezembro de 2020
A meter água outra vez!
quinta-feira, 3 de dezembro de 2020
Soma e segue!
O Benfica, hoje, até jogou bem, mas por uma razão simples, os polacos não jogavam nada. Ficou 4 a 0, mas até podia ficar pelo dobro, pois isso não significaria coisa alguma. Até o Julian Weigel, aquele alemão magrito que ora joga, ora fica de fora, meteu um golo, coisa para constar da história deste Benfica de Jorge Jesus que já leva muito que contar.
Mal seria se o Benfica não fosse capaz de passar esta fase, tão fraquinhos são alguns dos clubes envolvidos na prova. O pior vai ser a próxima fase, quando vierem os clubes que não passaram na Liga dos Campeões, aí é que vai ser um "vê se te avias" e nem com o Jesus nos salvamos.
Mas isso é o futuro e temos que preocupar-nos é com o presente. Na Taça da Liga calhou-nos o Vitória de Guimarães e ao Porto o Paços de Ferreira. Para já é esse o obstáculo que temos que transpor, além do jogo para o campeonato que também é preciso vencer para não deixar o Sporting afastar-se mais, não vão eles habituar-se ao primeiro lugar e ficar lá até ao fim.
Livra, longe vá o agouro!
quarta-feira, 2 de dezembro de 2020
Um novo evangelho!
Eu que pensava saber tudo sobre Jesus Cristo e os evangelhos, fiquei surpreendido ao dar de caras com um novo evangelho escrito (ou traduzido, ainda não há certezas sobre isso) por um holandês que viveu na Índia Holandesa (Indonésia actual), nos fins do Século XIX. Foi depois traduzido para inglês e, mais tarde, para outras línguas e existe, hoje, também como E.Book.
E desse novo evangelho, sobre o qual passei os olhos de relance, trouxe este texto que podeis ler abaixo e foi para mim uma completa surpresa, pois não sabia que Jesus foi um homem tão viajado. E o facto de se ter casado e vivido com a Míriam, durante 7 anos, ainda me deixou mais surpreso!
E aos dezoito anos de idade, Jesus casou-se com Míriam, uma virgem da tribo de Judá com quem viveu sete anos, e ela morreu, pois Deus a levou, para que ele pudesse prosseguir nas coisas mais elevadas que tinha para fazer, e sofrer pelos filhos e filhas dos homens.
E Jesus, depois de ter terminado seu estudo da lei, desceu novamente ao Egito para poder aprender a sabedoria dos egípcios, assim como Moisés o fizera. E indo para o deserto ele meditou, e jejuou, e orou, e obteve o poder do Nome Sagrado, mediante o qual ele realizou muitos milagres.E por sete anos ele conversou com Deus, face a face, e aprendeu a linguagem das aves e dos animais, e o poder curador das árvores, e das ervas, e das flores, e os segredos ocultos das pedras preciosas, e aprendeu os movimentos do sol, da lua, e das estrelas, e os poderes das letras, e os mistérios do quadrado e do círculo e a transmutação das coisas, e das formas, e dos números, e dos sinais. Dali ele voltou para Nazaré para visitar seus pais, e ele ensinou ali, e em Jerusalém foi aceito como rabi, até mesmo no templo, e ninguém o impediu.
E depois de algum tempo ele foi para a Assíria, e a Índia, e a Pérsia e para a terra dos caldeus. E visitou seus templos e conversou com seus sacerdotes e seus sábios durante muitos anos, fazendo muitas obras maravilhosas, curando os doentes ao passar por seus países.
terça-feira, 1 de dezembro de 2020
Benfica dois dias seguidos!
Ontem vi um jogo do Benfica que não foi nada por aí além e que já mereceu os meus comentários na publicação anterior. Hoje, sentei-me, confortavelmente, no meu sofá, sintonizei o televisor na TVI e saiu-me um jogo de futebol a fazer lembrar velhas disputas entre Porto e Benfica. Na baliza dos encarnados o Ederson, a defesa direito o Rúben Dias, a médio o João Cancelo e na avançada o extraordinário Bernardo Silva que cada vez que abre a boca deixa o Jesus de rastos. Do outro lado a equipa mais portista de todos os tempos liderada pelo treinador mais portista de todos, o Sérgio Conceição. A ajudar os rapazes do Benfica, atrás mencionados, havia uma série de craques treinados pelo Pep Guardiola, conhecido por dar um baile desgraçado em frente da área adversária (tal como aconteceu hoje) sem que isso algumas vezes (como aconteceu hoje) resulte em golos.
Foi um bom jogo, para entreter este último dia de confinamento, e mesmos sem golos teve o seu interesse. A equipa do Pep atacou muito e bem e a equipa do Sérgio fez outro tanto a defender. E assim acabaram empatados e passaram à próxima fase da Liga dos Campeões, um em primeiro e o outro em segundo, sem falar nuns milhõezitos a mais na conta bancária. Infelizmente, nessa parte o Benfica não entra, muito embora fossem os artistas criados e treinados no Seixal que ajudaram a ganhar esses milhões. Mas como já tinha ensacado os milhões com a sua venda, agora fica o outro clube com os ganhos para descontar no investimento feito.
E assim vai a vida, de onda em onda, à espera que o Corona se vá embora e nós possamos navegar em segurança e à nossa vontade para qualquer destino. E sem polícia a cada esquina perguntando para onde vamos e porquê. Haja alegria que amanhã já teremos mais liberdade de movimentos. Eu vou dar uma volta, ao largo, para armazenar energia para o próximo fim de semana (de novo) prolongado.
O casamento, a maratona!
Talvez estivessem à espera que eu dissesse alguma coisa sobre o jogo do Benfica, ontem à noite, no Funchal. Na verdade não senti vontade nenhuma de falar para dizer mal do meu clube. Não sei de quem é a culpa, mas cada vez gosto menos de ver o Benfica jogar, faz-me voltar aos tempos do Rui Vitória e isso provoca-me dores de estômago.
Com maior ou menor dificuldade lá conseguiram trazer os 3 pontos para não deixar fugir os que vão à nossa frente na classificação geral. Fiquei de boca aberta com os comentadores televisivos, uns acharam que o Benfica fez um grande jogo, outros que jogou muito mal. Vê-se que envergam camisolas de diferentes clubes e são obrigados a seguir o rebanho, ou seja, dizer aquilo que mais lhes convém, mas a mim não me convencem, eu só acredito naquilo que vejo. E o que vejo é que o Jesus não cumpriu a promessa de pôr os jogadores a jogar o triplo. Gastou o triplo do dinheiro que gastaram os seus antecessores, isso sim, e o resultado é muito mau.
Estou mortinho que acabe este ano bissexto que é o culpado de tudo o que corre mal nas nossas vidas, até no futebol. Estádios vazios, clubes sem receita para compensar os seus gastos e todo o negócio paralelo que dava de comer a tanta gente, tudo isso ajuda a puxar para baixo o ânimo de atletas e adeptos. Vamos esperar que o sol da Primavera de 2021 acabe com este sacrifício e nos devolva a vontade de rir. E que o Jesus, uma vez na vida, acerte na escolha de jogadores que manda o Vieira comprar.
E depois deste pequeno desabafo, deixem-me justificar o título desta publicação. Nos tempos que correm, os nossos jovens juntam-se, mas não se casam. Assim torna-se mais fácil ir cada um para seu lado, quando as coisas começam a dar para o torto. Eu venho de uma família grande, com muitos irmãos, em que todos casaram "para a vida", não há "voltar atrás". Eu faço, hoje, 52 anos de casado e sei o quanto me custou chegar até aqui, mas isto é uma prova de fundo e a meta está no cemitério, portanto a prova só termina dentro de um caixão. Isto soa um pouco fúnebre, mas é a verdade e as verdades são para se dizer sem hesitações.
Na segunda geração da minha família, filhos e sobrinhos, tudo começou com casamentos, mas depois vieram os divórcios. Felizmente houve também alguns (poucos) segundos casamentos para não deixar a coisa parecer tão feia. No entanto, a geração mais nova que já passou a barreira dos 30, pôs de parte a ideia do casamento e limitam-se a juntar os trapinhos e "siga a Marinha". Não saiem ao pai e tio que, embora a arrastar os pés de cansado, continua na maratona até alcançar a meta.