sexta-feira, 21 de junho de 2019

O Solstício de verão!

De Norte a Sul, de Leste a Oeste, iniciamos a jornada, abençoados pelo Céu, a Terra e o Mar. O Céu que está acima de nós e representa o fogo sagrado que nos ilumina. O Mar que está em torno de nós e representa a água sagrada que nos purifica. E a Terra que está sob nossos pés, que representa o solo sagrado que nos mantêm. Celebramos a luz solar através do Solstício de Verão. Que haja paz entre os mundos!


Encontrei esta foto na net e escolhi-a para ilustrar o verão que hoje começa. Para quem conhece bem o lago Niassa, esta pode ser uma foto tirada na praia de Chuanga com o maciço do Tchifuli e Metangula, lá ao fundo. Mas também pode não ser, o que conta é o que vai na nossa cabeça e eu gosto de pensar que é.
Talvez eu nunca tenha sentido o verão com tanta intensidade como nos dois que passei em Metangula. Calor de fazer um homem perder a cabeça e montes de água pura, mesmo ali à mão de semear, para nela mergulharmos e procurar debelar o calor que nos consome. Dezembro de 1965 e Dezembro de 1966, especialmente o primeiro, pois não estava habituado a tal clima, ficaram-me na memória para sempre.
Uma vez, puseram-me de ajudante de pedreiro numa obra que andávamos a fazer junto à praia de Thungo (Oficinas da Marinha) e quando o "mestre" mandava ir buscar um balde de água, eu entrava pelo lago adentro com o balde na mão, andava até a água me dar pelo pescoço, dava meia volta e regressava com o balde cheio para fazer a massa.
Isso é que era verão a sério! 

2 comentários:

  1. Curioso, a foto diz que é da praia da Chuanga Mozambique. Portanto a tal que você pensa que é. Mas na pesquisa do Mr. Google, leva-nos para a Praia Conchal na Costa Rica.
    Abraço

    ResponderEliminar