domingo, 9 de junho de 2019

Aventura domingueira!


Por vezes, há coisas em que não pensamos e poderiam ser a solução para os nossos problemas. O primeiro exemplo que me vem à ideia é o seguinte:
- Como dobrar o valor da minha reforma e viver sem a preocupação de o dinheiro não chegar até ao fim do mês.
E pensando nisso fui parar a S.Tomé e Príncipe, ou melhor dizendo, à Ilha do Príncipe. Com um custo de vida baixíssimo, é claro que o meu dinheiro vale o dobro daquilo que vale aqui, na União Europeia. E nesse contexto tem ainda uma vantagem extra, como falta lá quase tudo, a gente é obrigada a uma poupança forçada que ninguém poderia imaginar.
Há pouca coisa e pouca gente na Ilha do Príncipe, mas eu também não preciso de grande coisa e dispenso bem a companhia da maior parte das pessoas que só servem para empatar. Quanto mais penso nisso, mais me parece o lugar ideal para mim.
Como há falta de tudo e mais alguma coisa, talvez até desse para montar um negócio a imitar as "cantinas do mato" que conheci em Moçambique, quando lá estive.
Dizem que os nativos não gostam da agricultura, porque chove muito e estraga as culturas todas. Se calhar, o que eles não gostam é de trabalhar. É mais fácil estender a mão e apanhar aquilo que a natureza nos oferece, como a raça humana fazia na Pré-História, mas os tempos são outros e se quiseres comer uma salada tens que plantar as alfaces, as cebolas e os tomates. Sempre ouvi dizer que onde há calor e água tudo cresce e dá fruto.
Até aqui tudo bem, estou pronto para me fazer ao caminho e iniciar uma nova vida. Mas surgiu-me um problema de última hora, a minha cara metade diz que não me acompanha. Que devo fazer? Deixá-la para trás?

2 comentários:

  1. Não precisarás de ir para S. Tomé nem para a Ilha do Príncipe. Para poupares alguns euros. Basta fazeres como algumas pessoas faziam, antigamente, guardavam o pouco dinheiro que tinham debaixo do colchão, passavam fome mas tinham dinheiro.
    E as cantinas em África já não serão o que eram no tempo em que os portugueses lá estavam. Os comerciantes faziam as contas aumentando sempre + 1. Por exemplo 10 e vão 2, 20 e vão 3 e assim sucessivamente. Alguns foram daqui para lá sem nada, e em pouco tempo aprenderam a fazer as contas de 10 e vão 2! E foi por essas e por outras que os pretos se revoltaram contra os brancos!

    Tenhas um bom Domingo. Que ganhe a melhor selecção e que a melhor seja a Selecção Portuguesa!

    PS: desculpa o espaço ocupado por esses dois comentários eliminados. Faz o favor de correr com eles daí para fora!

    ResponderEliminar
  2. Por mim acho muito bem que queira ir para a ilha do Príncipe, tenho uma amiga que foi lá passar férias o ano passado e mostrou fotos lindas. Agora deixar a cara metade para trás é que não. Morria de saudades em pouco tempo.
    Abraço e bom domingo

    ResponderEliminar