Leram a notícia do menino de 11 anos que foi mordido por esta víbora cornuda?
Ele não morreu, mas passou um mau bocado. O veneno desta bicha não é letal, mas é forte e requer assistência imediata em caso de mordedura.
Parece que ele tinha gosto em apanhar cobras, mas não lhe ensinaram como isso se faz. Estendeu a mão para a cobra e ela fincou-lhe logo os dentes.
Ensinem às crianças que, pelo sim pelo não, é melhor deixar as cobras quietinhas. Se avistarem alguma batam às palmas que ela vai-se embora. Elas evitam o contacto com o homem a todo o risco. Se a gente não se meter com elas, elas também não o fazem connosco.
O brasileiro diz com alguma frequência:
- Deus me livre de cobra!
Mas refere-se à mulher, está claro. Segundo eles (no Brasil) mulher é pior que cobra!
Pois, eu não gosto, mesmo, nada de cobras. Só de as ver me dão arrepios no corpo. Em África há muitas e quase todas elas são venenosas. Quando estive na Chinhama, distrito do Huambo-Angola. Muitas vezes um residente de lá chamado Jamba, me convidava para ir caçar de noite. Ele era o guia e o homem do farolim. Quando no carreiro via rasto de cobra ou de leão, mudava de direcção em sentido contrário. Eu perguntava o que foi que aconteceu? Ele respondia, tem cobra e leão. Dizia o Jamba, pela nossa segurança é melhor a gente não seguir as suas pegadas!
ResponderEliminarBom Domingo, sem cobra e sem leão!
Tenho pavor de cobras. Quando era menina, havia muitas nos silvados perto do barracão onde vivíamos. Diziam-nos que aquele tipo de cobra não era perigosa e que a sua mordida não fazia mais mal que a picada de uma melga. Ainda assim a minha mãe tinha muito medo e de vez em quando queimava trapos velhos, porque o cheiro a queimado as faziam desaparecer por uns tempos.
ResponderEliminarUm dia, teria eu uns 7 anos estava a fazer uma cópia, sentada à mesa, quando senti uma coisa fria e macia num pé. Era uma cobra a passar sobre ele. Fugi a gritar e ainda hoje quando me lembro fico a tremer.
Abraço e bom domingo
Cobras e lagartos longe deles que dragões é bicho que não existe
ResponderEliminar