quinta-feira, 5 de julho de 2018

Estou a ficar chalado!

Ando triste, porque percebo que a minha vida se aproxima do fim (inevitável) e nunca fui aos Açores. Pelo que ouço dizer e vejo nas fotografias, filmes e reportagens televisivas aquilo é muito bonito e digno de se ver. Só uma coisa me impede de ir, a minha cara-metade que tem medo de andar de avião e jurou que não entra num nem morta. Sozinho tem pouca piada e arranjar outra companhia não me entusiasma por aí além. Mas - há sempre um mas em tudo que requer uma decisão - é coisa para ser pensada mais em pormenor.
No próximo ano, em Março, completo três quartos de século de existência. Porque não oferecer a mim próprio essa prenda de aniversário? Talvez haja um filho ou neto que queira "voar" comigo. Tenho 9 meses pela frente - isso faz-me lembrar que há 75 anos, nesta data, estavam os meus pais no truca-truca a encomendarem esta prenda que aqui vos deixa estas poucas letras - e vou ficar a matutar nessa ideia, muito a sério.
As minhas pernas é que não querem colaborar nessa missão, mas alguma solução hei-de arranjar, pois nos Açores é preciso caminhar, ou não se vê nada da beleza natural que a ilha encerra. Neste caso refiro-me a S. Miguel que é a ilha escolhida para começar. Pode ser que embale e acabe por visitá-las todas. Na Física aprende-se isso, cria-se um movimento e a inércia faz o resto.
E há, ainda, uma razão extra para esta minha apetência pela visita à Ilha de S. Miguel. Leiam aquilo que encontrei, hoje, num jornal qualquer e que segue logo abaixo da imagem que mostra as "vacas felizes", segundo o nosso saudoso ex-PR, Cavaco Silva. Não copiei todo o texto da referida notícia, senão poderiam ler que o chá verde dos Açores combate a doença de Ahlzheimer e Parkinson. Estou na idade certa para começar o "tratamento do chá dos Açores"!


Depois de fazer uma recolha [de chás de todo o mundo] cheguei à conclusão que o chá dos Açores consegue ser superior aos outros em teor de polifenóis", declarou à agência Lusa o investigador José Batista, doutorado em bioquímica analítica, que já esteve ligado a várias universidades portuguesas e do Canadá.
Os polifenóis são substâncias químicas que estão presentes nos vegetais e frutos, indicando estudos científicos recentes que são muito benéficas aos seres humanos e, por isso, devem ser incluídas na alimentação.

5 comentários:

  1. Só te digo uma coisa, VAI! Leva um neto, a vizinha, mas vai, eu não conhecia a Madeira nem os Açores, à Madeira fui com um grupo da PJ do Porto contrataram uma agência de viagens, avião um autocarro na Ilha à nossa espera e estadia em hotel por três dias, não precisas andar a pé, aos Açores fui com um grupo de professores meus vizinhos também através duma agência de viagens de Leiria com tudo pago, vai aquilo é outro mundo, não te arrependerás, a filha mais velha anda com ideias de lá voltar para de barco conhecer as outras Ilhas, se eu cá estiver ainda faço-lhe companhia e vou à Horta dar um abraço ao Natalino.

    ResponderEliminar
  2. Tenho o mesmo sonho, e espero se não morrer antes ir lá dentro de 4 anos com a neta. Porque o marido não quer ir, esteve nos Açores por duas vezes em serviço da marinha, a última vez em 1980 quando se deu o terramoto, o filho também lá esteve em comissão também não quer ir. Sobra-me a neta, mas por enquanto é pequena, não arriscaria ir com ela para lado nenhum sem os pais.
    Abraço

    ResponderEliminar
  3. Vai lá sim aos Açores,
    de nada te irás arrepender
    bonitas, tem lá muitas flores
    como na imagem se estão a ver!

    Sabes qual é a ilhas dos Açores que as mulheres menos gostam?

    Vai, também, ao Faial, cidade da Horta,
    na Ilho do Pico vai visitar a Madalena
    a mais alta de todas, ela é maravilhosa
    de São Jorge trás queijo para a merenda?

    Boa viagem, boa estadia e bom regresso à Póvoa de Varzim!

    ResponderEliminar
  4. Não esperes nove meses, vai já . O verão é a melhor época para visitar os Açores . Aproveita e dá um salto até à Madeira que também está linda.
    Estive recentemente por essas bandas e fiquei encantado . Fui só com a minha mulher e a viagem decorreu muito bem.

    ResponderEliminar
  5. Boa tarde...
    O meu nome é Rui Emídio..
    Filho de um camaradada vosso 2 companhia 62/65 Moçambique de fuzileiros.. Francisco Matilde Emidio..
    Ele nao é homem de andar nestas modernices de Internet..
    Era so para perguntar se tem algum convivio ou encontro marcado para breve.. sei que nao é fácil a deslocacao de alguns camaradas vossos pelo o motivo da idade e saude.
    Alguma novidade e só contactar..
    Ruifce75@gmail.com
    Abraços do meu pai.

    ResponderEliminar