terça-feira, 12 de junho de 2018

Um dia para ficar na História!

O presidente dos EUA, Donald Trump, e o líder norte-coreano, Kim Jong-Un, assinaram esta terça-feira um “documento histórico”. Não se sabe, para já, o que consta no mesmo, mas Trump irá revelar o seu conteúdo ainda esta manhã.
“Este é um documento muito importante. Houve muito trabalho e boa vontade de ambos os lados. A nossa relação com a península coreana vai ser muito diferente daqui para a frente. Este encontro correu muito melhor do que estávamos à espera”, afirmou o presidente dos EUA durante esta breve conferência de imprensa, onde os dois líderes assinaram aquilo que descreveram como um “documento de compreensão”.


Todos esperamos que este dia fique na História e pelas melhores razões. Já era tempo de vir alguma coisa de positivo daquele canto do mundo. Vítimas da rivalidade histórica entre a China e o Japão e, mais recentemente, entre a Rússia e os Estados Unidos, o povo coreano tem sofrido as "passas do Algarve" e já merece uma vida melhor.
A fusão, ou reunião, das duas Coreias seria o passo mais acertado, mas não vejo isso como possível, enquanto a pressão comunista se mantiver naquele canto do mundo. Do meu ponto de vista, acontecerá na Coreia aquilo que for acontecendo na China. Quanto mais cedo a China se converter à economia de mercado e viver uma vida mais ocidentalizada, ou seguir o exemplo do Japão, mais depressa veremos as duas Coreias a remar para o mesmo lado e com a vida das gentes do norte e do sul mais homogénea.
Talvez, dentro de uma geração, lá para o ano de 2050, possamos ver isso. E como eu já cá não estarei para ver e comentar, quem cá estiver que tome conta do assunto. Mas lembrem-se desta data, o dia 12 de Junho de 2018 foi quando o "maluco" do Trump deu o passo decisivo para convencer o "maluco" do Kim que era tempo de parar com as maluquices do passado e juntos ganharem juízo.

2 comentários:

  1. Oxalá tenha razão, e isto não passe de uma operação de cosmética para que o um dos malucos, ou os dois quem sabe, ganhem o Nobel da Paz.
    Um abraço

    ResponderEliminar
  2. Dois malucos juntos num aperto de mão para a fotografia. Oxalá esse aperto de mão, contribua para o princípio do fim das ameaças nucleares de Kim Jong-Un, para bem da humanidade. Porque será que de um momento para o outro mudou de estratégia?

    ResponderEliminar