terça-feira, 26 de junho de 2018

Engenheiro não sabe o que fazer!

Estava a evitar fazer isto, mas agora não há outro remédio, tenho que fazê-lo. Vou ligar ao Fernando Santos e expor a minha teoria sobre o modo como deve enfrentar o jogo com o Uruguai, usando o 3x3x4 como organização da equipa em campo. Isto pela simples razão de que temos avançados a mais e defesas a menos.
O nosso engenheiro tem dois problemas. O primeiro é ter avançados a mais e não saber como fazê-los render em campo. O segundo é ter medo de apostar nos jovens. Vou tentar convencê-lo a dar o salto e usar a minha táctica, a de reforçar a avançada e meio campo, em detrimento da defesa e aproveitando o sangue novo que tem na equipa.
A primeira ideia é usar 3 centrais na defesa e um deles tem que ser o Ruben. Na frente uma linha de 4 com o Ronaldo, Guedes, André e Bernardo. Nos 3 do meio campo tem que haver 2 com propensão defensiva, para serem capazes de recuar, rapidamente, em caso de contra-ataque. Entre todos os médios que tem à sua disposição, o engenheiro não deve ter grande dificuldade em encontrar a solução, mas eu gostava de ver o Manuel Fernandes em acção, ou o Ricardo Pereira. Vai ser preciso muito músculo para travar os avançados uruguaios a meio campo, pois deixá-los chegar até à nossa área é um perigo. Talvez William à esquerda e Ricardo à direita, mais recuados e Manuel Fernandes ao centro, mais avançado no terreno para apoiar o ataque.
Está na hora de pôr à prova aquela teoria de que a melhor defesa é o ataque. Máxima pressão sobre o adversário, no primeiro terço do terreno, para matar à nascença qualquer tentativa de ataque. E contar com 5 bons postes na defesa se a bola passar do meio campo. Se não for assim não vejo como vamos evitar o regresso a Lisboa, na madrugada de domingo.
Espero convencer o engenheiro desta minha táctica e, o mais importante de tudo, que ele seja capaz de incutir nos jogadores mais energia e vontade de vencer.
Vamos lá, cambada!

4 comentários:

  1. Nunca fui futebolista, nem treinador mas perdoa-me pela minha comparação: O que dizes ao Fernando Santos é idêntico a estares a ensinar uma velha raposa a caçar galinhas, ele tem muitos anos a "virar frangos", mas um frango acontece aos melhores guarda-redes e falhar um penalti aconteceu aos melhores do mundo num mundial, surpresas meu caro amigo.

    ResponderEliminar
  2. Os rapazes da nossa selecção se continuarem a jogar como jogaram ontem. Só mesmo um milagre os conduzirá à final. O que não será nada fácil de acontecer. Mas, em futebol alguns milagres tem acontecido. Por essa razão há que não perder as esperanças. Como cantava Francisco José, por morrer uma andorinha não acaba a primavera. Lá por Cristiano Ronaldo, considerado o melhor jogador de futebol do mundo ter falhado o penalti, não quer dizer que no jogo com o Uruguai não possa marcar dois ou três golos. Tem habilidade para tudo isso e muito mais!

    ResponderEliminar
  3. boas
    A tática não é má só que o engenheiro não vai ler o seu post.
    JAFR

    ResponderEliminar
  4. Cá para mim, penso que era mais fácil ao engenheiro fazer mais uma ponte no Douro , do que pôr a Seleção a jogar bem. Mas enfim, se jogar mal, for fetiche para chegarmos à final pois que que continuem, que a gente vai batendo palmas.
    Um abraço

    ResponderEliminar