quarta-feira, 6 de junho de 2018

O bendito paínço!

Ter ou não ter, eis a questão!
Paínço, também conhecido como milho-alvo ou milheto é um cereal de que a passarada gosta à brava. Em sentido figurado é sinónimo de graveto, pilim, bago e até bufunfa, coisa a que a passarada não liga nenhuma, mas que político adora.
Portugal vive problemas do arco da velha e tudo por causa do paínço que, diz o nosso Primeiro Ministro, não chega para tudo aquilo que gostaríamos de ter. Por outro lado, o painço, aquele de que a passarada gosta, é facílimo de cultivar, mas ninguém lhe dá o devido valor. Naturalmente sem glúten, deveria ser uma alternativa ao arroz e ao trigo, mas é mais visto como comida para animais, ou usado para fabricar rações.


Quando eu era miúdo, recordo-me de alguns campos, na vizinhança da casa onde nasci, terem este aspecto. Mas nessa altura, eu dava mais importância ao jogo do pião, ou do botão e outros que tais do que ao bendito paínço. Só comecei a perceber o seu real valor quando queria ir ao cinema e, no fundo do meu bolso, só encontrava cotão. E quanto ao cereal, nunca lhe liguei a ponta de um corno. Nunca criei gado e, eu próprio, comia aquilo que me punham na mesa. Agora que tenho tempo para tudo e ainda me sobra um pouco (a que não sei o que fazer) é que me preocupo com o paínço e com aquilo que vocês possam saber, ou desconhecer, a esse respeito.


Olhem-me só para esta bonita imagem. Não dá vontade de trincar? Se não se sentem tentados é porque têm pouco de passarecos. Se vos apresentasse isto em forma de farinha, tenho a certeza que já a veriam com outros olhos.


Cuscus de paínço com legumes, assim como mil outras receitas feitas com este cereal ou farinha do mesmo, fazem as delícias de muita gente. E do ponto de vista da saúde só se fica a ganhar.

Onde houver água para regar
Não se armem em parvalhões
Devem muito paínço cultivar
E amealhar uns bons tostões!

E mandem ao Costa um recado
Que não falta paínço em Portugal
Em especial se for bem regado
Nasce, cresce e engorda sem igual

3 comentários:

  1. Bom dia
    com o seu tempo e a sua maneira muito própria , vai nos dando informações sempre interessantes .
    um bem haja .
    JAFR

    ResponderEliminar
  2. Quando era moço estava no Alentejo,
    bem eu ainda me lembro desse paínço
    do outro nas minhas mãos nem vê-lo
    podem acreditar, porque eu não minto!

    Toda a gente neste país quer mais dinheiro e mais regalias. Se o país está endividado. Se o Costa conseguir manter a geringonça na linha sem descarrilar até ao fim da legislatura nada mau. Porque, os que virão a seguir. Farão muito pior do que ele tem feito. As pensões dos reformados, pobres, jamais serão aumentadas. Se foram eles que as cortaram e cancelaram as correias dos funcionários públicos e congelaram os vencimentos. Se o PSD ganhar as eleições legislativas no próximo ano, bem podem esperar sentados. Se o Costa não tem paínço para mais aumentos. Do PSD e do CDS, não se esperam milagres.

    ResponderEliminar