Havia uma canção, ou um filme, já não me lembro muito bem, com este nome, mas não é disso que vos venho falar. Ontem, disse-vos que fui para a Rússia, pois bem, é de lá que vos escrevo estas linhas. Ouvi dizer que a nossa selecção iria ficar instalada numa pequena cidade, situada 70 quilómetros a sudeste de Moscovo, de nome Kratovo, fiz-me ao caminho e cá estou.
Trata-se de uma cidade pequena em que não encontrei nada que chamasse a minha atenção de forma especial. A não ser talvez por uma linha de caminho de ferro exclusiva para crianças. Escolas, infantários e outras unidades que albergam crianças invadem aquilo e é uma festa. De resto é uma cidade comum, como tantas outras por esse mundo, de que eu morreria sem ter ouvido falar não fosse o Mundial de Futebol 2018.
O centro de estágio, onde a nossa rapaziada vai ficar instalada, enquanto se disputa a fase de grupos, é uma unidade hoteleira pensada para o efeito, onde não falta nada. Talvez os quartos sejam a parte mais humilde, parece mais uma camarata para militares, com caminhas de solteiro aos pares em cada quarto para dormir uma soneca nos intervalos do serviço.
Espaços para treino estão lá, como não poderia deixar de ser. Ginásio, embora não muito bem apetrechado, também não falta. Para as horas livres, há mesa de ping-pong, mesa de bilhar e também, não vi, mas deve haver, um tabuleiro de damas, um baralho de cartas e um dominó. E é quanto basta, pois eles estarão cá para trabalhar e não de férias.
Nota-se que é uma terra que fica coberta de neve durante alguns meses, pois o espaço interior do complexo é muito mais significativo que o exterior. E as bolinhas de futebol que se vêem no espaço relvado, por debaixo das escadas, demonstra que são futebolistas a maioria dos clientes que por aqui passam.
Talvez o presidente do meu clube possa ficar interessado em copiar alguns pormenores para o nosso Centro de Estágio do Seixal. Vou pedir-lhe para ficar atento às reportagens que os nossos jornalistas não deixarão de fazer, a partir do dia 9 do próximo mês de Junho.
Quem lá está é o meu genro, mas em duas reuniões de trabalho! E não tem nada a ver com futebol.
ResponderEliminarEspero que tenhas uma boa estadia e cuidado, antes de entrar no avião Russo informa-te do ano de fabrico e se tem as inspecções em dia.
Sintas-te bem em Kratovo,
ResponderEliminarai nessa cidade pequeneza
com o mais possível conforto
tenhas umas férias em beleza!
Boa estadia com muita vodka & caviar.
ResponderEliminarAté dá a impressão que a Malta está a acreditar...
ResponderEliminarBoa viagem... ou viajem?!@$?!
Sonhar não paga imposto não é verdade?
ResponderEliminarUm abraço e bom fim-de-semana