sexta-feira, 30 de junho de 2017

Quem te viu e quem te vê!

Enquanto esperam insatisfeitos pelo pagamento dos 45 meses de salários em atraso, Mateus Alberto Muanza narra as dificuldades por que passam diariamente os funcionários da Empresa Nacional de Pontes de Angola.
"Estamos aqui a morrer, com a família desamparada, os filhos sem estudar, perdemos a nossa dignidade, estamos completamente debilitados devido à falta de salários", lamentou.
O sindicalista explicou ainda que a empresa pública de pontes é tutelada pelo Ministério da Construção de Angola e está a trabalhar "a meio gás", desde janeiro, alegando a direção falência técnica, "porque quer que a empresa feche as portas".
"Estamos preocupados com a situação, porque no tempo do conflito armado reconstruímos muitas pontes e, hoje, em paz estamos voltados ao abandono", sublinhou.


Chamou-me a atenção esta foto da baía de Luanda toda assoreada.Será que não sabem o que é uma draga? Se não começam a pensar nisso depressa, dentro em pouco tempo conseguem atravessar a pé para a Ilha da Floresta.


Fui buscar uma das minhas velhas fotografias para medir a diferença e sou obrigado a chegar à conclusão que desde essa altura (1965) ninguém quis saber de dragar a areia que o mar empurra pela baía adentro. Nos velhos tempos era a desculpa da guerra, o dinheiro não chegava para tudo. E agora? Com tanto barril de petróleo sugado do fundo do mar, não sobram uns dólares para comprar uma draga?
Pobre Angola que não encontras o caminho da felicidade!

4 comentários:

  1. Aquela mão me parece ser a Baía de Luanda que que eu conheci em 1969/70. A liberdade paga-se cara, ao menos o povo a tivesse. Dizem os mandões de que Angola é um pais democrático. Não duvido que o seja para alguns, não para todos. Os trabalhadores têm salários em atraso, então não sabem onde é que está o dinheiro? Fala-se. tanto, por aí de que está na conta bancária de Isabel dos Santos?

    Tinhas beleza tanta,
    Princesa de Angola
    Linda Baía de Luanda
    Quem te viu outrora!

    ResponderEliminar
  2. Angola, Angola, quem te viu e quem te vê ... ! Continuo a dizer : só pode haver democracia onde existem democratas . Não vale a pena empregar adjectivos, nem chorar lágrimas acerca do passado . No presente e com vista ao futuro continuam os mesmos e seus descendentes com doutrina idêntica ; portanto, a riqueza desmedida e indecente dos reinantes, vai-se avolumando, enquanto que a pobreza da grandíssima maioria não tem limite e resulta em doença, fome e mortalidade ! Esta desgraça, que tem responsáveis conhecidos, não devia passar impune ; no entanto, acentua-se e agrava-se com a inexistência de responsabilização e passividade da comunidade internacional que devia olhar para isto e tomar decisões ... . Mas, infelizmente, quando os interesses materiais se sobrepõem a valores humanos, deixa de haver moral e autoridade com dignidade . Um abraço .

    ResponderEliminar
  3. O dinheiro do petróleo enche os cofres do presidente e seus familiares.
    Não dá para outras coisas
    Um abraço e bom fim de semana

    ResponderEliminar
  4. Um exemplo da corrupção completamente fora de controle e que será o nosso, caso o governo de AC não se demita nos próximos meses... Pedrógão está agora no phase II que é o esquecimento e o roubo de armas só irá dar bronca junto dos portugueses caso haja mesmo um massacre.

    ResponderEliminar