Queria mostrar-vos a área onde o fogo tomou conta de tudo e ninguém o consegue controlar, mas a imagem é quase invisível. Conheço razoavelmente aquela zona do vale do Zêzere, do Pedrógão e Pampilhosa da Serra até ao Fundão e é zona de muita mata e fracas estradas. É fácil de perceber aquilo que se diz na televisão, as poucas estradas foram tomadas pelo fogo e os bombeiros não se conseguem chegar perto.
No tempo em que a única autoestrada que tínhamos, entre Lisboa e os Carvalhos, ainda não tinha sido acabada, faltava o troço da Mealhada até Condeixa, fiz muitos quilómetros por essas estradas do interior em vista às fábricas de lanifícios. Da serra da Lousã até à da Estrela, com passagem por Cebolais de Cima (Castelo Branco), as estradas eram pouco menos que carreiros de cabras com muitos buracos e pouco alcatrão.
Hoje, com muito melhores estradas mais pessoas demandam aquela zona e algumas delas parece terem sido apanhadas pelas chamas e morrido carbonizadas dentro dos seus carros. Com o calor que dizem que fará amanhã, vai ser uma encrenca de todo o tamanho parar aquele fogo.
Às 9 da manhã já reportam 43 mortos e 59 feridos!!!
ResponderEliminarDeve ter sido mesmo uma morte muito dolorosa, para as pessoas que se viram no meio da chamas sem delas poderem fugir...
ResponderEliminar