terça-feira, 7 de março de 2017

Crónica matinal!

Hoje é um dia especial. Podemos chamar-lhe o «Dia dos tomba-gigantes», pois antes da meia-noite de hoje haverá muito boa gente a chorar a inevitável eliminação da prova maior do futebol europeu. E, consequentemente, a dizer adeus aos milhões de euros que são repartidos entre os que ganham.


Mas, antes de mergulhar de cabeça nesse assunto, quero referir uma notícia que li no Jornal I e partilhar convosco a imagem que a acompanhava. Esta fotografia científica mostra uma estrutura de gel que carrega uma bateria de "quimio" para atacar um tumor maligno. Isto funciona como uma rede de emalhar na pesca, vai envolvendo as células malignas e vai-lhe aplicando a terapia contida no gel até as matar. Novos métodos cada vez mais eficazes para combater a doença que não pára de crescer com o aumento da expectativa de vida. A fotografia é obra de um português e foi premiada, nos Estados Unidos.


E agora, regressando ao mundo da redondinha que hoje vai rolar nos relvados europeus, fiquei de boca aberta ao ver o Mitroglou falar a língua da Srª. Merkel tão bem como ela própria. E fiquei também a saber que o grego de barba de chibo nasceu ou, pelo menos, foi criado no norte da Alemanha, perto de Dortmund. A sua viagem para esta cidade alemã é uma espécie de regresso a casa que eu lhe quero augurar cheio de felicidade. Ser feliz em futebol quer dizer marcar golos e conto que ele amanhã não me vai deixar ficar mal. Leva com ele o Jonas para o ajudar na tarefa. Tantos hinos de louvor têm cantado a estes dois que chegou o dia de provar se são ou não merecidos. Amanhã saberemos.


O Renato Sanches, médio atacante do Bayern, ainda não ganhou a confiança do treinador que se farta de afirmar que o rapaz é muito bom, mas o deixa sempre no banco. O grande problema dos bons, como o Renato, é que há sempre outros melhores e resta-lhes esperar que esses se retirem para tentar ocupar a sua vaga. Pois, o Renato vai a Londres assistir à desgraça do Arsenal que já leva uma desvantagem de 5 a 1 da primeira mão e não acredito que se safe. Nestas circunstâncias, talvez o treinador dê uma chance ao Renato de mostrar o que vale. Numa entrevista, ele afirmou que confia que o Benfica vai passar esta eliminatória, em Dortmund. Sé espero que ele esteja certo.


Outro artista da nossa cantera que hoje estará sob observação, é o Cristiano Ronaldo. Mas esse terá muito mais trabalho que o Renato. Enquanto este poderá ficar sossegadinho no banco a assistir ao desempenho dos seus colegas, o Ronaldo vai ter que pedalar muito para tentar alargar a vantagem dos 3 a 1 que leva para Nápoles. É que as coisas em Nápoles não vão ser fáceis e o Real nem sempre tem deixado boa imagem do estado da equipa. O Zidane está longe de ser tão bom treinador como foi jogador e alguns dos "artistas" com que conta na equipa, já estão a passar de moda, como, aliás, acontece com o nosso conterrâneo que, todos sabemos, não poderia durar para sempre.
Tenho cá uma fèzada que vamos poder contar com eles, Renato e Ronaldo, na próxima fase da Liga dos Campeões. Juntem-se a mim neste desejo para vermos se ele se concretiza.
N.B. - Escrevi fèzada com acento grave no "e", pois não há outra maneira de o fazer. Quem aboliu este acento "também" andava a dormir na forma, tal como acontece com os subscritores do Acordo Ortográfico.

3 comentários:

  1. A ciência avança para a cura da doença, mas não evita a morte. Todavia evita o sofrimento enquanto vida. Será que alguma vez descobrirão o remédio para evitar a morte? Não acredito que para além da morte haja vida.
    Quanto ao futebol, é a festa dos que sofrem pela bola. Desse mal eu são sofro. Mas apoio o Benfica, contra os alemães ou a qualquer outros estrangeiros. Primeiro nossos, depois os nossos e sempre os nossos!

    ResponderEliminar
  2. É a primeira, a notícia que mais me agrada e a milhões de portugueses a quem a temível doença faz sofrer!
    Desculpa mas o futebol vou passar em vão, porque nenhum desses milhões vêm para o meu bolso!
    A última notícia só veio complicar os que sabem e os que não sabem a escrita correta do português, se eu já tinha dificuldades, agora muito mais! vou almoçar porque a sementeira da batata espera-me.

    ResponderEliminar