domingo, 26 de março de 2017

O Pop-Galo!

Dez metros e quatro toneladas de Galo forrados a 17 mil azulejos Viúva Lamego, como manda a melhor tradição, mais 16 mil luzes LED e nove metros de cabos elétricos, por Joana Vasconcelos, quem mais, e com o patrocínio do Gallo, o azeite,numa parceria com a Câmara Municipal de Lisboa e do Turismo de Portugal. Ícone tornado pop tecnológico, tudo em modo desmontável, bom que seja, porque a ideia é, que leve Portugal a novos lugares, numa viagem que começa na China e que a confirmar-se a ida ao Rio de Janeiro há de dar a volta ao mundo, com o que se diz que são os novos lugares ainda por confirmar no roteiro da viagem que é possível acompanhar em www.popgalo.com, onde vai sendo criada uma galeria com as fotografias tiradas por quem vê a obra nas cidades por onde for passando.


Foi inaugurado, hoje, em Pequim, o pop-galo da Joana Vasconcelos que se vê na imagem. Os chineses já têm os olhos em bico, mas mais em bico vão ficar quando virem o galo que é o ex-libris da minha terra (Barcelos, pois claro) todo iluminado pelos milhares de luzes de muitas cores que contam a história da azulejaria portuguesa.
E dizem que depois de satisfazer os chinocas, vai atravessar o Pacífico rumo ao Brasil. Não sei qual dos dois povos vai gostar mais do galo, mas para mim já é suficiente que fiquem a conhecer a sua história. Será que vão entender a Lenda do Galo de Barcelos, quando lha contarem?

2 comentários:

  1. Não sabia que o Galo tinha ido para a China.
    Os brasileiros entendem com certeza. Os chineses, para o ano têm a loja cheia de miniaturas do galo para portugueses e turistas.
    Um abraço e uma boa semana

    ResponderEliminar
  2. O Galo da Joana, Está cantando para os chineses. A seguir atravessa o Pacifico para a outra banda. Vai cantar para os nossos irmãos brasileiros. De certeza vão adorar ouvir cantar o Galo da Joana! Boa viagem para o Galo e para a Joana, e para quem mais os acompanha, boa cantoria!

    ResponderEliminar