sábado, 25 de março de 2017

Os retornados!


Os emigrantes portugueses que vivem em Londres há mais de 20 anos receiam ter que regressar a casa, depois do Brexit, como aconteceu com os portugueses de Angola, em 1975. Se isso acontecer, como será o seu processo de reforma quando chegar a idade de a requerer? Serão respeitados todos os seus direitos, ou ficarão a ver navios? E aqueles que já têm filhos nascidos no Reino Unido que são cidadãos britânicos de pleno direito? Têm que obter licença para emigrar para Portugal?
Seja como for, está todo o mundo com a cabeça em água por causa dos ultra-conservadores que votaram a favor do Brexit no referendo do ano passado. E hoje juntaram-se, em frente ao Parlamento, uns milhares de descontentes para protestar contra o andamento do processo que a Theresa May prometeu iniciar no próximo dia 29. Pelo que se diz nas notícias, havia bandeiras nacionais entre os manifestantes.
Enquanto isso, os governantes dos países da União Europeia reuniam-se em Roma para comemorar o 60º aniversário do Tratado de Roma. Tão mal anda a Europa que até o Papa Francisco desconfia que a coisa não tem pernas para andar. Renovem a Europa ou ela implode, diz ele.

2 comentários:

  1. E não está a caminho disso?
    Um abraço e bom fim de semana

    ResponderEliminar
  2. Quando desnorteadas à toa,
    correm as bestas sem peia
    como por gente de cabeça oca
    é governada a União Europeia!

    ResponderEliminar