Linhaça nada mais é do que uma semente provinda do linho, muito utilizado lá no Egito Antigo, seja para confecção de tecidos ou para fabricação de cordas.
Além de muito saborosa, essa semente possui uma série de nutrientes benéficos ao corpo. Dentre as inúmeras vantagens de seu consumo, podemos citar inclusive a prevenção de algumas doenças.
Hoje, comprei um pão de cereais e ao ler a etiqueta vi que a linhaça era um dos que constava da receita. Na minha infância, lembro-me de a linhaça servir para fazer remédios caseiros. Já que não havia dinheiro para a farmácia, cada um tinha que se desenvencilhar o melhor que podia e sabia. Em minha casa era a minha avó que tratava das mezinhas para nos curar de feridas e maleitas que nos afligiam.
Na aldeia onde nasci cultivava-se muito linho que era usado para tecer o pano que servia para todos os enxovais das raparigas casadoiras. Toalhas, lençóis e até camisas de dormir. Acredito que quem as usasse não precisava dos dedos para se coçar, pois aquilo é pior que lixa nº 2!
As mulheres dos agricultores sabiam bem do valor das sementes do linho (linhaça) e depois da operação do ripanço (em que se arrancam as sementes do linho) varriam, cuidadosamene, a eira e guardavam-nas todas para uso próprio ou para vender.
Agora, o que eu não sabia é que também delas fazem farinha e a usam para fazer pão. São modas, já vi muitas e mais hei-de ver!
Alguns dos muitos benefícios da linhaça.
ResponderEliminarEm uso externo, é útil em cataplasmas
sobre o peito, aliás as chamadas
papas de linhaça eram uma
prática comum em várias regiões
do país). É também um expectorante eficaz,
ajudando no alívio das
dores peitorais. Estes cataplasmas
utilizam-se ainda para extrair
as impurezas dos furúnculos e
absessos. Estudos recentes comprovaram
que o uso regular de sementes de
linhaça ajuda a combater o cancro
da mama e o alastramento das
metástases. Também poderá ser
útil contra o cancro do cólon, da
próstata e do útero.
Bom Bomingo.