sábado, 7 de dezembro de 2019

O pitrol é rei incontestado!

Bem pode a Greta esfarrapar-se a lutar pelo clima, porque o negócio do petróleo dá de comer a milhões de pessoas pelo mundo fora e só em face de monumentais desastres as pessoas concordarão em abandonar a sua exploração e comercialização. Já para não falar dos muitos milhões de automóveis que precisam dele para continuar a mexer-se. E das fábricas que os produzem, aos milhares por dia, que são a única fonte de rendimento de muitas famílias.

Clicar na foto para ver melhor

A Saudi-Aramco, primeira da lista acima, foi a maior entrada em Bolsa de todos os tempos. Como por acaso, esta é a mesma empresa que está a construir um empório de gás e petróleo, no norte de Moçambique. Com a miséria que grassa nesta antiga colónia portuguesa, haverá alguém capaz de lá ir e obrigá-los a parar a exploração? Não acredito. Só dentro de dois ou três anos vão ver a cor do dinheiro que a Aramco lhes vai pagar pela licença de exploração, mas já estão a viver a crédito, à conta desse negócio.
A lista acima refere-se às mais valiosas entradas em Bolsa. Vejam bem quem são os donos da riqueza no mundo. A primeira empresa europeia a aparecer na lista, a italiana ENEL,é a última desta lista de 10. Com o rei do petróleo em primeiro lugar e a Alibaba em segundo, até parece piada!


Pois é, cada um vive com o que tem e a Greta nunca encontrará um meio de alterar essa realidade. Os americanos são quem mais lucra com o negócio, compram em bruto, refinam e vendem ao preço que querem. Mas há países pobres, como Angola, Venezuela, Nigéria e, agora, também Moçambique que não têm outra riqueza para além dos combustíveis fósseis, petróleo, gás e carvão. Se lhes tirarem isso vão viver de quê?
Perguntem à Greta !!!

3 comentários:

  1. Concordo com o que está escrito nesse texto. Por mais que a Greta se manifeste contra isto ou contra aquilo, que até poderá ser o princípio para o fim do mundo. A Greta e muitas outras pessoas em todo o mundo se esquecem, de defender o planta quando se sentem confortáveis. Como seja o aquecimento em suas casas quando está frio e quando está calor a frescura do ar condicionado. Bem como viajar num automóvel movido seja a gasolina ou seja a baterias, tudo isso polui o ambiente. O que eu gostava era dos ver a pedalar nas bicicletas como, antigamente, eu pedalei. Essa gente que tanto reclama contra a poluição, é a mesma gente que para a poluição tem contribuído! Todavia, penso que algo terá de ser feito. Mas, como não se pode ter tudo. Duvido que as pessoas prescindam de tudo aquilo que lhes dá conforto, sem evitar a poluição?

    Um bom dia de Sábado.

    ResponderEliminar
  2. Amigo se tiver paciência, veja este vídeo. Vai valer a pena.
    https://www.youtube.com/watch?time_continue=2782&v=H7EUyuNNaCU&feature=emb_logo
    Abraço e bom domingo

    ResponderEliminar