domingo, 30 de dezembro de 2018

Prioridades!


Cada um tem as suas.
As pessoas procuram sempre melhorar a sua vida. Para as pessoas comuns, 2 ou 3% de aumento no salário ou na pensão é o melhor que podem esperar e contentam-se com isso.
Os políticos têm como prioridade ganhar mais votos, manter-se no poder e orientar a sua vida particular a partir daí (a vida pública só lhes interessa na medida em que ajude a outra a melhorar).
Os países também têm as suas prioridades, senão veja-se o esforço que faz o Putin para provar que a sua Rússia está na frente, em questão de armamento, e que não tem medo de ninguém. E a China? Essa que é dona das dívidas dos outros países, tem muitos milhares de milhões de habitantes e muito terreno por onde crescer, está convencida que ninguém pode com ela.
E os Estados Unidos? Oh, esses são os maiores, têm a máquina de imprimir notas de dólar, a economia mais bem oleada do mundo e lutam para não ceder o su lugar aos chineses, coisa que está quase a acontecer.
E os outros, países, homens, mulheres, novos e velhos que têm eles como prioridade? Todos têm uma, embora poucos tenham possibilidades de a ver concretizada. E morrer, será prioridade para alguém? Infelizmente sim, senão não estaria em cima da mesa o assunto eutanásia.
Estes pensamentos atravessaram a minha mente, quando ouvi dizer (a um comentador político qualquer) que a prioridade do recém-eleito presidente do Brasil era garantir o uso e porte de arma a todos os brasileiros que não tenham antecedentes criminais.
Tenho ouvido muitos governantes afirmar que querem para os seus governados melhor saúde, melhor educação, melhores condições de vida ou de trabalho, mas por ter o direito de andar com uma pistola a incomodar debaixo do sovaco é coisa nova para mim. Todos os bandalhos do Brasil - e são muitos - já têm arma, ao darem uma ao resto da população vão dar início a um tiroteio que vai ouvir-se nos quatro cantos do mundo.
Nos Estados Unidos é defendido com unhas e dentes o direito à posse de armas por uma questão de economia. O fabrico e comercialização de armas é uma boa fonte de rendimento e a perda eventual de umas centenas de vidas humanas por ano é coisa de pouca monta. Pelo menos assim parece, senão já teriam legislado para alterar esse estado de coisas.
Bom dia! E venha o Ano Novo que este está a cair de podre!

4 comentários:

  1. Está praticamente a acabar. 2019 é regido por Marte o Deus da Guerra. O último ano regido por Marte foi 2015. Lembra-se dele? Dos incêndios dos ataques em Paris e de todas as coisas más que assolaram o planeta? Marte tem aspetos positivos e negativos. 2015 foi extremamente negativo. Será que 2019 vai mostrar os seus aspetos positivos?

    ResponderEliminar
  2. É Fantástico ... ! Qual a fobia do senhor que vai tomar posse ao anunciar uma das suas promessa eleitorais e, curiosamente, a primeira medida a tomar : licenciar uso e porte de armas de fogo ! Bom, em princípio, poder-se-á compreender, dada a sua ideologia sobejamente conhecida e a ladroagem que por ali abunda, bem como todo o tipo de criminalidade violenta e, por isso, possa haver quem lhe atribua algum sentido ; mas, muito sinceramente, o que seria de esperar era o combate feroz a tanto criminoso e apreensão de inúmero armamento clandestino que, diariamente, provoca vítimas a vários níveis e em números assustadores . A mentalidade deste ultra-direitista não surpreende, excepto aos que perfilham a sua ideologia e, provavelmente, os que o elegeram lá sabem porquê ou por não terem grandes alternativas, face aos políticos que têm e ao estado a que chegou o seu país . O futuro dirá quais os resultados, mas, certamente, não serão os merecidos para a grande maioria dos brasileiros . O aparecimento destes demagogos e anti-democráticos começa a surgir por todo o lado e a preocupar, talvez devido, em grande parte, à incompetência, desonestidade e leviandade de muitos que, dizendo-se democráticos - de esquerda ou de direita - e que era suposto serem capazes e honestos, têm dado os exemplos que, infelizmente, se vão conhecendo e desencantam ; portanto, é tempo de acordar e de não permitir que o velho provérbio se torne realidade : " depois da casa roubada, trancas à porta " . Um abraço .

    ResponderEliminar
  3. Não acredito que o futuro presidente do Brasil, consiga combater a violência com a distribuição de armas à população civil. As armas devem estar a cargo das Forças de Segurança e do Exército, com responsabilidade de garantir a segurança das pessoas e seus haveres. Também não acredito que consiga combater a violência com mais violência?

    Um abraço e boa noite.

    ResponderEliminar
  4. Mau grado as duvidas de que 2019 seja melhor que 2018, o mínimo que podemos fazer é ter a esperança que assim seja. Mas para tal era necessário paz no mundo, melhores condições de saúde para os mais desfavorecidos, salários justos para quem trabalha, reformas condignas para quem já trabalhou , etc. Um abraço e Feliz Ano Novo .

    ResponderEliminar