segunda-feira, 17 de dezembro de 2018

Os anos passam ...!


... sem a gente dar por isso!
Há alguns anos, não sei precisar quantos, o Valdemar (Marinheiro) convidou-me para ir com ele a Condeixa, porque:
1º - Tinha lá um Centro de Recuperação de Vítimas do Alcoolismo que ele queria visitar.
2º - Morava lá um certo Zé Luís que tinha um projecto em Moçambique, mais precisamente no Niassa, que ele, por razões que não cheguei a compreender, queria encontrar.
Com o Valdemar era tudo assim, uma espécie de nebulosa através da qual não se conseguia enxergar a realidade com clareza. O Zé Luís pareceu-me um bon-vivant sem dinheiro que lhe permitisse ser altruísta e ajudar os necessitados em Moçambique. Vivia sozinho e gostava de cozinhar as suas próprias refeições, com um certo lirismo que só ele devia compreender. Mas lá fomos, eu e o Valdemar, visitámos o Museu de Conimbriga, onde o Zé Luís, pelo que me pareceu, era pessoa conhecida e com alguma influência e acabámos em casa do nosso hospedeiro a comer o almoço que, por artes mágicas, o seu fogão cozinhou, enquanto andávamos às voltas no Museu.
Em Agosto de 2012, o Valdemar morria, vítima de um cancro no esófago que lhe apareceu de surpresa e o levou da nossa companhia em três tempos. Ontem, no Facebook, perguntaram-me há quantos anos tinha o Zé Luís estado em Moçambique, por causa do tal projecto. Não soube responder, mas arrisquei dizer, "há cerca de 6 anos". Vejo agora que me devo ter enganado em cerca de 2 anos, pois a nossa visita a Condeixa foi mais de um ano antes de o Valdemar morrer e o Zé Luís tinha chegado de Moçambique uns meses antes.
Quem andar pelo Facebook e for membro do grupo «Amigos de Metangula» e, principalmente, se foi amigo do Valdemar e se lembrar de quanto ele gostava do Niassa, vai perceber a razão de eu ter vindo para aqui relembrar estas coisas. Há oito (8) anos que a «Associação Niassa Portugal Amizade» foi criada e os seus frutos lá estão, na pequena povoação de Nkolongué, para provar que valeu a pena.

4 comentários:

  1. Ainda bem que valeu a pena amigo e que o tal projeto não fixcou apenas nas intenções.
    Abraço e uma boa semana

    ResponderEliminar
  2. Palavras do Valdemar, em Novembro de 2009
    -----------------------------------------
    Clare Brown e José Luís Torres vão regressar a Portugal por uns tempos, para recarregar baterias, uma vez que a época das chuvas inviabiliza grande parte do trabalho a realizar e a própria disponibilidade das populações. A chegada do casal está prevista para dia 14 de Novembro!

    Associação Niassa Portugal Amizade

    ResponderEliminar
  3. Quem não se lembra do AMIGO VALDEMAR! O homem que amava o Niassa e o seu Douro, o seu último convívio foi na Mealhada, estive sentado a seu lado e com o comandante Veloso, mas ele foi-se embora mais cedo já a ser atacado pela terrível doença que o levou! Descansa em paz amigo Valdemar Marinheiro.

    ResponderEliminar
  4. Bom dia
    Fui amigo e vizinho do Valdemar " Marinheiro " .
    Um homem com H GRANDE que deu tudo pela terra onde nasceu e muito também pela terra que o acolheu , onde jamais será esquecido .
    Esteja onde estiver , que descanse em paz .
    Se não fosse ele , hoje não estaria aqui a escrever estas palavras .
    JAFR

    ResponderEliminar