sábado, 15 de dezembro de 2018

Os lanifícios!

Creio que todos os portugueses, ou quase, sabem o significado desta palavra, tecidos feitos de/com lã. E lã é o nome comum dado ao pelo de vários animais, nem todos da mesma raça. O mais comum de todos eles é a ovelha, tal como a conhecemos no nosso país.


As ovelhas são mais comuns nas zonas em que há serras e terrenos baldios, onde podem pastar à vontade. Onde eu nasci, no Baixo Minho, não havia (nem há) serras, mas havia ovelhas, poucas, mas havia. E as ovelhas eram tosquiadas, antes da chegada do verão, e a lã fiada pelas mulheres da casa, à hora do serão. A minha avó fiava muito, a minha mãe não tinha tempo para isso - era costureira e trabalhava a deshoras para servir as suas muitas clientes - e as minhas irmãs não tiveram tempo de aprender, pois mudámos-nos para a cidade antes disso.


Ele há cada ovelha (ou carneiro) por esse mundo fora que até assusta um homem. Este que se cruzou comigo, hoje, dizem que é alemão. Tem mesmo cara disso!


Das ovelhas de raça Merino tosquia-se uma das lãs mais finas e apreciadas que existem. Os pastores da Austrália especializaram-se na criação e aperfeiçoamento desta raça e têm ganhado bom dinheiro à custa disso. Quem já se queixou deles foi o nosso partido político "PAN" que os acusa de práticas lesivas do bem estar dos animais.



Estoutro animal que uns dizem ser ovelha e outros dizem ser cabra é conhecido pela designação de Angorá e o seu pelo usado para fabricar tecidos de grande valor. E tem ainda uma particularidade que nem toda a gente conhece e que consiste no seguinte: a primeira tosquia dos cabritinhos (vou assumir que a mãe é uma cabra) é aproveitada para fazer um fio especial a que se chama Mohair e que é caríssimo. Depois da primeira tosquia passa para a categoria de lã-angorá.


Esta tem mesmo cara, ou focinho, de cabra e dela se tosquia um pêlo que usa para fazer roupa para aqueles que nadam em dinheiro, como o Cristiano Ronaldo. É a Caxemira e se o CR7 não tiver ainda um bom sobretudo feito de tecido vindo deste animal é porque não tem um conselheiro de moda que o saiba orientar. Casacos, lenços e cachecóis de senhora feitos em caxemira são um verdadeiro prazer para quem lhe passa a mão por cima.


E o que dizer desta simpática ovelhinha de pescoço esticado que dá pelo nome de Alpaca? Não há casaco, casacão ou samarra mais quente do que aquele que é feito com o pelo deste animal. Ele vive nas grandes altitudes do continente sul-americano e o seu pêlo é térmico para o manter abrigado do frio.




E, para além destes, há ainda outros animais a quem se vai ao pêlo para nos vestirmos, como o Lama, a Vicunha ou o Guanaco (que vêem nas imagens acima) e até o camelo que dá o seu pêlo para fazer óptimos sobretudos. E paga-se bom dinheiro por eles.
E por aqui me fico com a minha lição sobre têxteis e lanifícios que foi aquilo com que me ocupei em metade da minha vida útil. Espero que tenham aprendido alguma coisa que ainda desconheciam.
E tenham um bom dia de sábado e um ainda melhor fim de semana!

4 comentários:

  1. Estamos no tempo do frio e tu lembraste-te de te agasalhares, eu liguei hoje o meu aquecimento, isto exige que esteja mais tempo em casa, mas não me importava de ter aquele casaco do carneiro que dizes ser Alemão, a mim parece-me da Nova Zelândia, mas como passaste pela Alemanha acredito que tenhas razão! Aquelas cabras com lã é que eu nunca tinha visto, na lã das minhas nunca arranjei dinheiro porque o tosquiador leva-a de borla.

    Um abraço para a Póvoa.

    ResponderEliminar
  2. Ainda com o "farol" deficiente deixo um abraço e desejo um bom domingo
    Abraço

    ResponderEliminar
  3. Bom dia
    Uma boa lição ao domingo de manhã .
    Continuação então de um bom domingo.
    JAFR

    ResponderEliminar
  4. Bom dia
    Uma boa lição ao domingo de manhã .
    Continuação então de um bom domingo.
    JAFR

    ResponderEliminar