domingo, 9 de dezembro de 2018

As opções de cada um!


Os detidos em campos de concentração, durante a II Grande Guerra, não tinham qualquer outra opção. Ou talvez sim, suicidando-se. Pelo contrário, os presos (e são muitos) que enchem as nossas cadeias foram lá para dentro porque quiseram, optaram por levar uma vida à margem da lei e estão a sofrer as consequências da opção que tomaram.
Toda a semana li e ouvi montes de queixas a respeito das nossas prisões. Que não têm as condições mínimas, que falta tudo, que há o dobro de presos daquilo que deveria haver, etc., etc.. Boa ou má têm uma cama onde dormir, abrigados do frio e da chuva, refeições a horas certas, assistência médica, visitas de familiares e não sei quantas mais mordomias. A pergunta que me sobe pela garganta acima e não consigo conter é:
- Quantos milhares de portugueses não têm metade disto?
E, olhando ao excessivo número de presos, sou obrigado a concluir que eles se sentem bem lá dentro e vão para lá porque querem. Se eles tivessem que trabalhar para pagar as suas despesas todas e, para além disso, levassem uma ração diária de chicote para pagar pelos crimes cometidos, não haveria, de certeza absoluta, tantos candidatos a ocupara as vagas que nem existem. Para evitar que a população das prisões cresça só há uma solução, agravar as condições de vida lá dentro, inventar castigos, físicos e psicológicos, de modo que os putativos candidatos pensem duas vezes antes de pôr o pé em ramo verde.
Há quem não pense assim, quem goste de pôr paninhos quentes no problema, mas eu penso e ninguém me faz mudar de opinião. Quem pensar diferente que vá aguentando com as consequências e pagando mais impostos para criar as tais condições que os presos exigem.
Só os presos de Auschwitz não tinham direito a nada, a não ser a morte. Olhem bem para a cara e o corpo deles, na imagem acima!

5 comentários:

  1. Como é que adivinhaste o meu pensamento, quando oiço esses gajos a queixarem-se que nem tabaco têm para dar uma chupadela! E quando os soltam voltam a cometer os mesmos crimes para não vergarem a mola...

    PS-Vai ver a minha resposta ao teu comentário no F.M.

    ResponderEliminar
  2. Carlos;
    Mandei este comentário ao Vitorino da minha escola, podes dizer algo, mesmo no teu blog que consulto sempre.

    "Talvez o Tintinaine saiba. Onde acaba e começa os números das escolas de Setembro de 61 e de Março de 62? Eu sou o 15683 como tu de 61 que és dos 16 mil.
    Quanto a máquinas fotográficas, que me lembre tive duas, uma delas já reflexa (onde o obejecto/pessoa é visto através da lente). Estimo que tudo esteja humanamente, segundo o teu desejo, bem contigo.
    BOAS FESTAS!"

    BOAS FESTAS PARA ti e família também!

    ResponderEliminar
  3. Depois, arranjarei uma resposta para te dar no blog «Escola de Fuzileiros», mas por agora posso dizer-te que (tanto quanto eu sei) o Lisboa (Salema) é o primeiro voluntário da tua escola 15542 e o último 0 16212. Depois começa a minha escola no 16220 e acaba no 17012.

    ResponderEliminar
  4. C'est vrai,le monde est inégalitaires!!!!

    ResponderEliminar