quarta-feira, 20 de setembro de 2017

Está tudo muito moderno!

Em contraponto com o título desta publicação, começo por mostrar-vos como era Lisboa, antes ainda de os Filipes de Espanha virem para cá governar os tugas. El-Rei D. Sebastião tinha-se perdido no meio do nevoeiro, em Marrocos, por esta altura, e lá tivemos que gramar com os castelhanos outra vez.


Mas não é nenhuma lição de História que preparei para hoje, a coisa é mais simples, mais moderna e tem a ver com "orientação sexual". Porquê então o mapa de Lisboa, poderão vocês perguntar. A resposta é fácil, vou falar-vos do «Monarch» o grande navio cruzeiro que zarpou de Lisboa com cerca de 3.500 LGBT's a bordo. Não sabem o que, ou quem são os LGBT? São todos aqueles que não apreciam uma boa queca entre um homem e uma mulher e optam por outras modas mais modernas.


Pois, o dito Monarch veio estrear a nova doca do Terreiro do Trigo que os nossos políticos, a começar no Medina, passando pelo ministro que tutela as obras públicas e acabar no António Costa, não tiveram tempo de inaugurar, por causa da campanha em curso, mas vão fazê-lo logo a seguir à eleições de 1 de Outubro.
Conseguem descobrir o Terreiro do Trigo no velho mapa que vos mostrei no princípio? É provável que não, mas garanto-vos que este navio está atracado na nova doca de cruzeiros que ocupa o espaço entre o Terreiro do Paço e a Estação de Santa Apolónia. As obras vieram limpar muito lixo ali acumulado durante séculos e doravante vai ser só luxo. Já estou a ver os turistas a correr em direcção a Alfama para ouvir o fado.


E já que estamos a falar de transviados sexuais, aposto que o fotógrafo que bateu esta chapa também não é muito fixe das ideias. Ele entortou a Ponte Salazar, mal se vê o cais e até o navio de cruzeiros está todo empenado. Será arte moderna?
Eu devo ser mesmo muito antiquado! Prefiro tudo, mas tudo mesmo, à moda clássica!

2 comentários:

  1. Essas tuas palavras escritas,
    eu as li com especial atenção
    transporta aquela embarcação
    três mil e quinhentos maricas?

    Eu sei onde é o Terreiro do Trigo,
    nesse mapa não o consigo identificar
    fica à beira do Rio Tejo, não do mar
    luxo há agora, onde antes havia lixo!

    Está lá a Ponte Salazar,
    onde a mandou construída
    jamais por ela irá passar
    o ditador, com a sua comitiva!

    ResponderEliminar
  2. Esta malta deveria fazer escalas no Extremo Oriente... apenas uma ideia! (Valdemar Alves)

    ResponderEliminar